Foto: Thales Coutinho
A prática do esporte também contribui para formação cidadã
Fundada, em 29 de Maio de 2014, pela Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), a Escola Municipal de Judô teve, na tarde de sábado (23), a 1ª Troca de Faixas. O projeto, que acontece na Praça dos Navegantes, na Barra de Macaé, é oferecido, gratuitamente, para toda comunidade e conta com a coordenação do Shihan Shiro Matsuda, mestre há mais de 40 anos. Cerca de 20 jovens atletas trocaram de graduação, receberam diploma e alguns ganharam kimono.
De acordo com o Shiran Shiro Matsuda, o projeto vem crescendo e a busca não é apenas na formação de um grande judoca, mas, principalmente, de um cidadão de bem. “Além da parte física e técnica passamos uma filosofia de vida. Os treinamentos são puxados e exigem força de vontade do aluno. Queremos estimular em cada jovem a responsabilidade, disciplina, e comprometimento. Com quase 50 anos de experiência, passando os ensinamentos do judô, sei que essa preparação torna o jovem capaz de enfrentar os desafios da vida”, enfatizou Matsuda.
Para a primeira troca de faixas da Escola Municipal de Judô, Matsuda explicou o procedimento. “A cada 20 aulas completadas o aluno recebe um kimono. Já a troca de faixa depende de vários fatores além da melhora na técnica do judô, como desempenho na escola, obediência aos pais e pontualidade nos horários das aulas”, destacou.
Presente no encontro, Flávia Adriano de Silis, mãe de Michael, 10 anos, enumerou alguns beneficios aprensetados após o filho se tornar aluno da Escola Municipal de Judô. “Desde que entrou no judô, Michael está mais obediente, responsável e ficamos tranquilos, pois sabemos que não está na rua, e sim ocupado em uma atividade saudável”, disse Flávia.
Para o jovem Junior Persino, 15 anos, que passou da faixa branca para a cinza, o judô já faz parte da sua vida. “Comecei a fazer por indicação de um amigo e estou no projeto há seis meses. O começo foi difícil pois o corpo sentia muito, mas em pouco tempo adquiri o condicionamento e a musculatura ficou fortalecida. Hoje, estou completamente adaptado e não pretendo largar o judô tão cedo”, informou o adolescente.
As aulas no projeto acontecem todas terças e quintas-feiras em dois horários: das 9h às 10h30 e das 15h às 16h30. As inscrições podem ser feitas na administração do bairro da Barra, na Praça dos Navegantes, local onde acontecem as aulas. O responsável deve apresentar declaração escolar e atestado médico.