A Escola Municipal do Sana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), as casas no Bosque Azul para famílias que vivem em área de risco na Fronteira serão os próximos empreendimentos construídos com os tijolos da Unidade de Produção Habitar, fábrica de tijolos de solo-cimento que produz o tijolo a partir de um composto químico com argila, cimento e água, dispensando a queima de qualquer natureza.
De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa), José Cabral da Silveira, a fábrica está trabalhando com duas prensas, o que garante produção de quatro a cinco mil tijolos por dia. “Pelo sucesso do programa da Unidade de Produção Habitar, estamos trabalhando com duas prensas e ampliamos o pátio de estocagem”, ressaltou Cabral.
Com a utilização da produção da fábrica de tijolos da prefeitura, já foram construídos o Núcleo de Inclusão Digital do Condomínio Cidadão, o muro do condomínio das casas dos servidores municipais, o escritório da Emhusa na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Trapiche e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sana.
Outro projeto em andamento com os tijolos da fábrica é a construção da casa de química da ETE Ajuda. O Condomínio da Melhor Idade será construído também no Bosque Azul com os tijolos da Unidade de Produção Habitar. O Condomínio da Melhor Idade visa garantir a dignidade de moradia para o idoso. Serão construídas inicialmente 42 casas populares para a camada mais carente desta faixa etária.
A Escola Municipal do Sana vai atender aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio do distrito, terá três mil metros quadrados, 12 salas de aula, biblioteca, refeitório, entre outras salas. O Centro de Controle de Zoonoses vai recolher pequenos e grandes animais que transitam em vias públicas, com prestação de assistência veterinária, além de estimular a adoção de cachorros, gatos e outros.
O CCZ – que vai ocupar uma área construída de 500 metros quadrados - ficará localizado às margens da RJ-168, nas proximidades da localidade de Airis. O presidente da Emhusa ressaltou que a fábrica de tijolos faz parte da Política Municipal de Habitação de Interesse Social da prefeitura, implantada com os objetivos de viabilizar o acesso à habitação para a população de menor renda, garantir a diversificação das formas de acesso à habitação para possibilitar a inclusão, urbanizar as áreas com assentamentos subnormais, entre outros.