Foto: Joice Trindade
A partir desta segunda-feira (17) a Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Franco passa a contar com novos recursos pedagógicos que visam conscientizar os alunos quanto à importância do livro didático. Trata-se do mascote “Cuidador do Livro Didático”, que já está fazendo sucesso pelos corredores e biblioteca da unidade junto com o projeto “Relatos de um amigo, o livro”.
O projeto lançado no final da tarde de sexta-feira (14) conta com uma coletânea de gêneros textuais, como poemas, acróstico, desenhos e histórias em quadrinhos produzidos pelos alunos. Com o título “Pequenos Grandes Autores”, o livro, que foi elaborado em um tamanho maior, conta com a participação ativa de mais de 30 estudantes de turmas diversas, com revelação de jovens escritores. A ação também encerra as comemorações pelos dez anos da escola, que atende 370 alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade.
De acordo com o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, a iniciativa da escola é maravilhosa. “A Educação atua com o objetivo de promover atividades e projetos pedagógicos que enaltecem o prazer pela leitura e escrita, além do cuidado com o livro didático. Temos uma equipe de coordenação do Livro Didático que executa um trabalho exemplar em mais de 60 unidades”, disse.
O livro “Pequenos Grandes Autores” é motivo de orgulho de toda a comunidade escolar. Satisfeitos, alguns dos pequenos escritores, como João Pedro da Silva Ribeiro, Luís Felipe Flores, Larissa Moraes Rangel, Lucilayla Henrique, Graice de Andrade e Emily Alves, comparam a publicação da edição a um sonho concretizado.
Com apenas sete anos, o pequeno João Pedro da Silva esbanjava emoção ao ver todos apreciando o mascote desenhado por ele. O “Juntando” é um personagem que mistura um computador com um robô e faz alusão ao livro. Também autor de histórias em quadrinhos, João disse ama ler, desenhar e escrever.
Para a mãe do menino, Eliziete da Silva Correa, este é mais um incentivo para o filho. “Desde os três anos de idade, ele adora livros e personagens. Sempre quando posso compro obras para ele. Mas, tenho que agradecer aos professores por este projeto, que está atraindo os estudantes pelo gosto da leitura e cuidado com o livro”, falou acompanhada da professora do filho, Eriane de Cássia Chaves.
Entusiasmada com o projeto, a coordenadora do Livro Didático, Roze Tomás, explicou que o projeto é importante não apenas para o Sandra Maria de Oliveira Franco, mas poderá servir de exemplo para outras escolas. “Estou encantada com o trabalho que aliou produções artísticas, criatividade e histórias da vida real. Esta mobilização é de grande importância para toda comunidade escolar que se volta para maior conscientização do livro e ao incentivo à produção textual. Nosso trabalho se destaca por estar priorizando os pilares da Educação: a diversidade e o conhecimento”, comentou.
Feliz, a coordenadora do programa do Livro da unidade, Isa Gonçalves, destacou que o projeto se consolidou por reforçar o zelo com o livro didático e o gosto pela leitura e escrita dos estudantes. “Estou agradecida pelo apoio da diretora Elisa Sales e de todos os profissionais da escola. Não medimos esforços para trabalhar uma ferramenta que prioriza a melhoria da construção do processo ensino-aprendizagem e a formação de jovens escritores conscientes do cuidado com o material didático e de outras questões do cotidiano”, finalizou Isa.