Foto: Arquivo Secom
A unidade foi destaque ao apresentar o projeto 'Acolher para crescer', que oferece aulas de robótica e banda marcial
A Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar) ficou entre as dez vencedoras do país na votação popular do programa "Educar para transformar", do Instituto MRV. Única representante do Estado do Rio de Janeiro a ser escolhida, a escola se destacou ao apresentar o projeto 'Acolher para crescer', que oferece aulas de robótica e banda marcial. A unidade atende cerca de mil alunos do 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Como selecionada, a unidade irá receber R$ 30 mil para investir nos projetos. A robótica e a banda escolar são conduzidos pelos professores Peterson Cardoso e o instrutor Felipe de Oliveira. A expectativa é investir na aquisição de novos kits de robótica e equipamentos, além de uniformes e instrumentos. O secretário de Educação, Guto Garcia, parabenizou a escola e o desempenho dos alunos no desenvolvimento dos projetos, exemplo para as demais unidades.
Segundo o professor Peterson Cardoso, durante quatro meses, os projetos selecionados receberão aporte financeiro e suporte da equipe do "Educar para Transformar". Eles vão atuar em encontros presenciais e virtuais, auxiliando no desenvolvimento, capacitação de novos conteúdos e acompanhamento da aplicação dos recursos.
Para a responsável pelo programa #InovareAprender, a designer educacional Luemy Ávila, a seleção da escola Paulo Freire é mais um apoio. "Trilhamos o caminho certo. Vamos continuar na luta por uma educação inovadora e de aprendizagem significativa", pontua, ao lembrar que em Macaé, 11 escolas se dedicam à robótica.
A banda da Escola Municipal Paulo Freire é reconhecida por suas apresentações. No dia 29 de julho, a banda estará no desfile cívico-militar. Antes, no dia 6 de julho, as equipes de robótica LagoLego e LagoRobot vão participar da Olimpíada Brasileira de Robótica no Instituto Federal Fluminense, das 8h às 18h, com entrada gratuita.
A diretora da unidade, Maria Georgina de Souza, lembrou que a conquista é muito positiva para escola. "Desenvolvemos projetos diversificados como o de banda escolar, robótica, reforço escolar para alunos do 5º ano, além de atividades em parceria com o Firjan/Sesi", lembra.
Programa
O Programa 'Educar para transformar', do Instituto MRV e a Fundação Pitágoras buscam propostas com foco em desenvolvimento sustentável. Com a participação de escolas municipais e estaduais da rede pública de Ensino Fundamental e Médio, esta edição do Educar para Transformar busca envolver todo o corpo escolar.