logo

Escola técnica vai fomentar trabalho na região serrana

05/07/2006 17:14:44 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Fixar o homem no campo, através da capacitação, é a principal proposta da Escola Técnica Rural, que a prefeitura de Macaé construirá no distrito serrano de Córrego do Ouro. Elaborado por técnicos da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) o projeto vai ocupar uma área de 190 mil metros quadrados.

Neste espaço o governo municipal também vai erguer um posto de saúde, uma creche e área de lazer. De acordo com o prefeito Riverton Mussi, a Escola Técnica Rural é um projeto de inclusão social e educacional. Para isso, diversos órgãos municipais estão envolvidos na formatação do projeto.

Segundo o biólogo da Agrape e membro da comissão responsável pela execução da Escola Técnica Rural, Luiz Marcelo Ribeiro Régis, a comunidade local terá intensa participação. “A escola atenderá os anseios da comunidade da região serrana naquilo que elas mais precisam”, frisa.

Régis esclarece que a intenção da municipalidade é oferecer cursos que dêem suporte à economia local. O projeto visa atender o fabricante de queijo, o piscicultor, a agroindústria familiar e outros projetos que ainda se encontram em fase de encubação, dependendo de mão-de-obra especializada. Segundo Régis, depois do processo de identificação junto à comunidade, serão definidos os cursos a serem oferecidos.

O biólogo lembra que a Escola Técnica Rural tem foco na fixação do homem no campo. “Por falta de oportunidade, muitos migram para as cidades e acabam em subempregos, devido à falta de formação profissional”, explica. Por isso, diz ele, os cursos serão formatados de acordo com os anseios da população local. “Não queremos interferir no processo cultural dessas pessoas”, afirma.

Ele lembra ainda que a proposta é aproveitar o potencial das pessoas que residem na serra. E, assim, mantê-los na região rural. Régis explica que um outro ponto enfatizado na formulação da escola foi adotar um modelo Rural no lugar de uma Agrícola.

Ele acredita que capacitadas as pessoas poderão abrir novos negócios na região. A própria agência do Macaé Facilita, que será inaugurada no local, vai facilitar esse processo. “Serão mais empregos e renda gerados na região”, conclui Marcelo Régis.