As escolas da rede municipal de ensino de Macaé estão recebendo reforço em suas bibliotecas. A Secretaria de Educação está entregando em todas as escolas de Ensino Fundamental livros paradidáticos escolhidos pelos professores. O material vai servir de apoio a aulas de diferentes disciplinas, incrementando as aulas. O principal objetivo da compra dos livros para-didáticos é integrar as diferentes disciplinas, estimulando a leitura e a escrita.
A compra dos livros segue a sugestão de encontros realizados com os professores pela Coordenação do sexto ao nono Ano do Ensino Fundamental, e está incluída no Caderno de Orientações Curriculares. A primeira remessa foi entregue nesta quinta-feira (13) à Escola Municipal Carolina Curvelo Benjamin, no distrito do Trapiche. A escola recebeu oito coleções, com dois exemplares de cada título. Ao todo, são 240 livros a mais na biblioteca, para a alegria das crianças, das professoras e da diretora da escola, Dalva Corrêa de Medeiros.
De acordo com a secretária Milmar Pinheiro, cada escola escolheu os seus títulos. Na escola do Trapiche, os professores escolheram os livros: “Ninguém sabe o que é um poema”, “Saci, o curupira e outras histórias”, “Os miseráveis”, “Dom Quixote em quadrinhos”, “O mundo é uma bola”, “Porta de colégio”, “O vampiro que descobriu o Brasil” e “Rei Arthur em quadrinhos”.
A escolha dos livros foi realizada no ano passado, com base nos catálogos enviados pelas principais editoras do país. A compra foi dividida em quatro etapas. Por ter sido a editora com mais títulos escolhidos pelas escolas, a Editora Ática foi a primeira a ser selecionada. “Por este motivo, nem todos os títulos escolhidos estão chegando às escolas nesta primeira remessa”, explicou a secretária.