logo

Escolas da rede municipal recebem mudas de pau-brasil

10/06/2011 15:26:58 - Jornalista: Joice Trindade

Escolas da rede municipal de ensino de Macaé vão receber mudas de pau-brasil para conscientizar os alunos quanto à preservação ambiental. O projeto de arborização faz parte de uma parceria entre a prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, e a Transpetro.

A ação, que vai se estender até o mês de novembro, será realizada uma vez ao mês com plantios de mudas em escolas que tenham espaços adequados para receber a planta, considerada árvore símbolo do país. O projeto começou nesta sexta-feira (10), no espaço situado entre as escolas municipais Onilda Maria da Costa Engenho da Praia e Esméria Reid dos Santos, no Engenho da Praia, com o plantio de 18 mudas de pau-brasil.

A iniciativa fez parte da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no último dia 5. O próximo plantio vai acontecer no dia 6 de julho no Colégio Municipal Dr Claudio Moacyr de Azevedo, às 10h.

Antes do plantio, os estudantes das unidades tiveram a oportunidade de assistir à apresentação cultural “Pajelância”, que integrou 15 estudantes caracterizados de indígenas. A manifestação artística, idealizada no projeto “Mais Educação”, arrancou aplausos dos alunos.

Alguns estudantes foram selecionados para realizar o plantio. Entre eles estavam as alunas do 9° ano Raiany Nunes e Nathália Pessanha. Entusiasmadas, ambas de 16 anos, afirmaram que preservar a natureza é um dever de todos.

A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Alves, destacou que o plantio de pau-brasil é uma forma simbólica de enaltecer a valorização da natureza e a importância histórica da muda.

- Pertenço a uma geração que conviveu com desmatamento, no entanto, atualmente, todos temos que adotar práticas ambientais nas unidades de ensino. Coleta seletiva, projeto de arborização e cuidados com o meio ambiente só vão ajudar as próximas gerações. A intenção é trabalharmos com a preservação do meio ambiente hoje para minimizarmos os impactos negativos que podem acontecer futuramente, disse

A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte agradeceu o empenho das três escolas municipais mobilizadas no projeto e a parceria da Transpetro. “Temos que unir forças em prol do meio ambiente. Através das parcerias que as ações acontecem de forma positiva. Agradecemos ao apoio. A secretaria de Educação está aberta a outras parcerias, que visam a qualidade de vida”, frisou.

Durante a programação a supervisora de Meio Ambiente, Segurança e Saúde da Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras, Gláucia Aprígio, e as técnicas de Meio Ambiente da empresa Taís Moura e Shailana Ibraim entregaram certificados aos diretores e representantes das escolas, respectivamente a diretora Ivone de Jesus e a representante do diretor Aparício da Slva, Maria Eledir Pinto.

O plantio faz parte do projeto de Responsabilidade Social que a empresa executa. A empresa mapeou a área situada nas adjacências do Parque Lagomar e estas escolas foram selecionadas.