logo

Escolas da Rede Municipal terão ensino obrigatório de Espanhol em 2012

12/09/2011 17:10:44 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Arquivo Secom

Será a segunda língua estrangeira a contar com aulas na rede municipal de ensino, que já oferece ensino de língua inglesa

O espanhol é uma das quatro línguas mais faladas do mundo. Trata-se do idioma mais usado nas Américas, tido como o segundo em importância na atualidade, ficando atrás apenas do inglês. Reconhecendo essa importância, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, definiu que esta será mais uma disciplina a integrar a grade curricular das escolas da rede municipal a partir de 2012. Será a segunda língua estrangeira a contar com aulas na rede municipal de ensino, que já oferece ensino de língua inglesa.

— A educação se faz em sala de aula e para melhorá-la ainda mais, em Macaé, os alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade contarão com ensino bilíngüe em sua grade curricular. O espanhol é considerado um idioma mundial e nosso objetivo é ajudar crianças e jovens a dominar um idioma tão importante — diz o secretário de Educação, Guto Garcia.

O ensino obrigatório de espanhol no horário regular de aula foi sancionado através da Lei 11.161/2005 para as escolas de ensino médio, enquanto para o ensino fundamental é facultativo. No entanto, em Macaé, a oferta das aulas de espanhol no ensino fundamental, que será implantada gradualmente a partir do 6º ano, chegando às turmas de 9º ano posteriormente, também será obrigatória, o que tornará o município pioneiro nesse aspecto.

— O estudo de línguas estrangeiras no ensino fundamental é muito importante para o futuro destes jovens. Além disso, o oferecimento da língua espanhola na formação dos alunos é um instrumento que permitirá a abertura de novas perspectivas profissionais para estes alunos — afirma o secretário.

Além desta medida, outra ação que está sendo estudada é o aumento da carga horária obrigatória na rede municipal de ensino, de quatro para cinco horas diárias. “Os alunos do 6º ao 9º ano passarão, das atuais quatro horas, para cinco horas obrigatórias, por dia, em sala de aula já no ano que vem. E como projetos pilotos, pretendemos que alguns colégios da rede adotem seis horas obrigatórias para que possamos avaliar a viabilidade de um projeto de extensão da carga horária diária”, complementa o secretário.

Em Macaé, ainda serão oferecidas aulas de inglês e espanhol pelo Centro Municipal de Idiomas (CMI), que será inaugurado em 13 de outubro. O objetivo do Centro Municipal de Idiomas é viabilizar o acesso ao mercado de trabalho e ao ensino superior por meio da aprendizagem de línguas estrangeiras:

— Com o Centro, estamos cumprindo mais uma demanda do município, onde em vários setores que o conhecimento de uma língua estrangeira é necessário para o preenchimento de vagas para diversos cargos profissionais — finaliza o secretário de Educação.