logo

Escolas de Ensino Médio se preparam para Semana de Ciência e Tecnologia

24/08/2015 11:25:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Guga Malheiros

Projeto estimula estudo das ciências

Cerca de 900 alunos da Escola Estadual Matias Neto, no Centro, e aproximadamente 500 do Colégio Estadual Irene Meireles, em Imbetiba, apresentaram, neste sábado (22), das 9h às 12h, seus trabalhos inscritos no 'Projeto de Apoio às Feiras de Ciências nas Escolas Públicas de Ensino Médio de Macaé - 2015' da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo. Este ano, participam um total de 3.920 alunos com 722 trabalhos. O projeto é um dos que culminam na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá de 20 a 22 de outubro.

Devido ao sucesso dessa e de outras ações nas edições anteriores da SNCT, Macaé foi indicada pela Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) para a Coordenação Regional do evento, que envolverá dez municípios no Norte e Noroeste Fluminense. O fomento à inovação e à pesquisa é umas das metas do Projeto Macaé Techno Park (Parque Científico e Tecnológico) já em funcionamento nas instalações do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), no Novo Cavaleiros.

- O Projeto do Parque Científico e Tecnológico já é uma realidade, com algumas de suas metas reconhecidas pela Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, com a indicação de Macaé para coordenar outros nove municípios para organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O estímulo à pesquisa deve vir desde cedo, por isso, apoiamos às Feiras de Ciências nas escolas de Ensino Médio estaduais, no Instituto Federal Fluminense (IFF), no Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp/Funemac); nas escolas municipais de Ensino Fundamental, por meio de ações integradas com a Secretaria de Educação. Também por meio de ações integradas, incentivamos projetos que estimulem a pesquisa no Ensino Superior, com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e no Ensino Profissionalizante, com diversas instituições, como o Sebrae, o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), entre outras, disse o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo (C&T), Joelson Tavares.

As Feiras de Ciências nas Escolas Públicas de E.M começaram em junho. Uma Comissão Avaliadora dos Trabalhos formada por oito membros, representantes da UFRJ, do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), da Secretaria de Educação, da Secretaria de C&T e do IFF, selecionará os três melhores trabalhos para apresentação na Feira Regional de Ciências da UFRJ-Macaé, inserida na programação da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia "Luz, Ciência e Vida". O trabalho vencedor de cada escola terá sua equipe premiada com um tablet, para cada integrante, e certificados para os demais durante a cerimônia de Premiação da Escola Amiga da Ciência, que acontecerá dia 12 de novembro.

Na premiação de nível médio concorrem as unidades de ensino: E. M. Colégio de Aplicação/Funemac, no Novo Cavaleiros; E. E. CIEP 393 Pref. Carlos Emir, Aroeira; C. M. Raul Veiga, em Glicério; C. E. Luiz Reid, no Centro; C. M. Pedro Adami, em Córrego do Ouro; C. E. Doutor Télio Barreto, na Aroeira; C. E. Rachel Reid Pereira de Souza, Jardim Santo Antônio; Instituto Federal Fluminense, Imboassica.


Fotos Relacionadas