Esquentam os tamborins na Cidade do Samba de Macaé. Carnavalescos, sambistas, presidentes, diretores de agremiações e profissionais de suporte estão em ritmo acelerado para que o Carnaval de 2007 seja o melhor – e mais profissional - que o município já teve. Nos barracões da Cidade do Samba, os grêmios recreativos escolas de samba Acadêmicos do Aroeira, Império da Barra, Pulo do Gato, Castelo Imperial, Unidos dos Bairros e Arco Íris dão os retoques finais nos carros alegóricos. E a trilha sonora quando se entra em qualquer barracão não é difícil de adivinhar: é o samba.
O presidente da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), José Carlos Antônio, o Dica, explica que as seis escolas que criam seus carros alegóricos nos barracões formam o Grupo Especial, com desfile marcado para a segunda-feira (19), na passarela do samba da Linha Verde, a partir das 21h30.
- As escolas estão trabalhando 24 horas por dia para apresentarem um Carnaval bonito para o público. O horário dos desfiles deverá ser rigorosamente cumprido. As escolas que não cumprirem, perderão pontos – afirma Dica. A profissionalização do Carnaval de Macaé já pode ser vista com a qualidade do material e dos adereços que são usados nos barracões.
- A Cidade do Samba que a prefeitura construiu trouxe dignidade e respeito às escolas de samba. E neste ano, teremos mais novidades que mostram o profissionalismo das agremiações: vamos montar um telão no dia da apuração onde aparecerá o nome do jurado e a nota - informa. De acordo com Dica, os jurados convidados são do Rio, especialistas e experientes em Carnaval. A apuração será feita a partir das 11 horas, na quarta-feira (21), na Cidade do Samba.
A Cidade do Samba foi criada pela prefeitura em 2006 para que as agremiações tenham um local apropriado para trabalhar – são seis galpões de 500 metros quadrados cada. Cerca de 110 trabalhadores de todas as escolas atuam no barracão.
Confira o que cada escola de samba vai mostrar na avenida:
Desfiles do Grupo Especial – dia 19 de fevereiro. (A ordem das escolas disposta abaixo segue a programação do desfile).
1-Grêmio Recreativo Escola de Samba Arco Íris
O carnavalesco Jackson Andrade explica que a Arco Íris terá neste ano o tema “Água, doce sustentação de vida. Ela é espelho, ela é canção, enfim, mar de inspiração”. Com quatro carros alegóricos, um tripé e cerca de 600 integrantes, a escola está terminando a decoração dos carros. “Está muito intenso o serviço, mas fluindo de acordo com o previsto” diz Jackson.
2- Grêmio Recreativo Escola de Samba Pulo do Gato.
O diretor e restaurador José Luiz Avelar informa que a Pulo do Gato vai apresentar o tema “Pequim abre as portas de seu teatro e conta a saga das máscaras, o nosso segundo rosto”. Com 700 integrantes e quatro carros alegóricos, a Pulo do Gato promete apresentar um desfile de muitas cores. “Vamos fazer o melhor para o público e um Carnaval bem colorido”, comenta.
3-Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos dos Bairros
O mestre-sala e aderecista Henrique Ribeiro detalha que a Unidos dos Bairros – fundada nos bairros Visconde e Miramar – terá como tema “O grande circo místico”. Com 650 componentes, quatro carros alegóricos e um tripé, a escola vai abordar os personagens do circo. “Vamos resgatar a magia do circo que hoje em dia é uma tradição que está se perdendo”, ressalta.
4-Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Barra
O produtor de artes Raulf Oliveira conta que a Império da Barra traz neste ano o tema “O bobo da corte visita o Império e descobre que no Brasil quem é rei nunca perde a majestade”. A escola desfila com seis carros alegóricos, 900 componentes e dois tripés. “Vamos mostrar as majestades que marcaram época no Brasil como Roberto Carlos, Xuxa, Gretchen”, adianta.
5-Grêmio Recreativo Escola de Samba Aroeira
O carnavalesco Jorginho de Paula observa que a Aroeira apresenta o tema “Um brinde à saudade que você deixou”, uma homenagem a Malvino Orbílio de Lima, um dos fundadores da escola de samba Aroeira e presidente da agremiação por 25 anos. A escola tem quatro carros alegóricos, um tripé e 800 componentes. “Orbílio foi um dos precursores do Carnaval em Macaé”, lembra.
6-Grêmio Recreativo Escola de Samba Castelo Imperial
A presidente da escola Ana Cláudia Davi afirma que a Castelo Imperial vai desenvolver o tema “Da África para o Brasil, sou negro, raça, sou raiz”, abordando a cultura e a tradição africana. Com 750 componentes, a escola terá cinco carros alegóricos e um abre-alas. “Vamos abordar as crenças e tradições da cultura africana durante nossa apresentação na avenida”, pontua.