Foto: Kaná Manhães
Mais de 36 mil alunos da rede municipal de ensino voltaram às aulas nesta segunda-feira, dia 1° de agosto
Mais de 36 mil alunos da rede municipal de ensino voltaram às aulas nesta segunda-feira, dia 1° de agosto, após um período de férias que começou em 15 de julho. O segundo semestre letivo está sendo iniciado nas 105 unidades da rede municipal de ensino, dos colégios Aplicação (CAP) da prefeitura de Macaé, além da Escola Municipal de Artes e dos cinco pólos do Centro Municipal de Educação e Atendimento Escolar (Cemeaes).
A partir deste mês, a rede municipal de ensino vai contar com sete novas escolas, além de reformas de algumas unidades, construção de quadra e substituição de quadros de giz.
Além disso, a Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Educação, vai prosseguir com acompanhamentos pedagógicos que visam contribuir com a melhoria do ensino. Para isso, a partir do dia 11 de agosto, a equipe de supervisão escolar vai realizar reuniões pedagógicas de análise de desempenho. A proposta, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, é saber mais sobre as atividades pedagógicas executadas no primeiro semestre letivo e fomentar novas ações, que visam ao maior desenvolvimento do processo ensino- aprendizagem para este semestre.
Na lista de ações para o decorrer deste ano, encontram-se os cursos de Formação Continuada, desenvolvidos para os profissionais de educação da rede municipal de ensino. A necessidade de garantir formação continuada de professores é um tema que vem ganhando espaço na agenda da rede municipal de ensino, por ser uma das prioridades , que devem ser ampliadas. O cronograma de cursos será divulgado em breve pela subsecretaria de Ensino Fundamental.
Para Guto Garcia, a finalidade da secretaria é alavancar o cumprimento das metas educacionais e ampliar o desenvolvimento de cursos de formação continuada baseados nas necessidades dos educadores e em estratégias que estimulem a repensar e melhor atuar nas salas de aula.
- Esses profissionais recebem conhecimentos necessários à utilização d os vários recursos dentro do ambiente da escola. A participação de todos é fundamental para trabalhar da melhor maneira possível em sua unidade de forma exemplar em prol do ensino e aprendizagem”, completou o secretário.
A intenção, segundo ele, é atualizar e fomentar estratégias e recursos pedagógicos, que visem assegurar a qualidade da educação básica. Guto afirmou que o objetivo da execução de cursos de reciclagem é enriquecer e atualizar os profissionais dos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental com ações que seguem a determinação do Plano Nacional de Educação.
- A Formação Continuada para os educadores, técnicos, gestores e pessoal de apoio das unidades de ensino fundamental é de suma importância para o maior crescimento do contexto educacional do município . A secretaria também vai desenvolver projetos e ações, que visam contribuir com a socialização, formação de valores, cidadania, saúde e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e cultural dos estudantes”, destacou.
A partir desta segunda-feira, dia primeiro, a rede municipal passou a contar com a atuação de 95 professores aprovados no concurso municipal, convocados no mês de julho, para fazer parte do quadro efetivo da rede municipal de ensino. e que já receberam um kit pedagógico com regimento escolar e funcionamento da rede municipal.