Termina no próximo dia 16 a fase escolar da Olimpíada da Língua Portuguesa com participação dos alunos das escolas da rede municipal de Macaé. Os textos selecionados vão concorrer na etapa municipal que ocorre no dia três de setembro.
No colégio Samuel Brust no bairro Fronteira, foi realizada nesta (quarta-feira 11), mais uma etapa de seleção de textos de alunos. Três professores foram selecionados para escolher seis textos nas categorias “poema”, “memórias” e “crônicas”. A atividade durou a manhã inteira. Em determinados momentos os juízes tiveram que chegar a um acordo para desempatar a competição. De acordo com a professora de português e coordenadora pedagógica, Lucia Veiga, o nível dos textos surpreendeu os jurados. “Através desse projeto nós estamos incentivando novos talentos, porque o aluno sai da obrigação de fazer um dever e cria livremente um texto lírico, solto com resultados que surpreendem os professores e até os próprios alunos que não sabiam o potencial que tinham”, explica.
O evento é uma proposta do Ministério da Educação – MEC em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o concurso tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (5º e 6º anos do Ensino Básico de 9 anos), das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (8º e 9º anos do Ensino Básico de 9 anos) e 2º e 3º anos do Ensino Médio.
“A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vem estimular o desenvolvimento de competências de escrita a partir de uma premiação, fornecendo subsídios e material de apoio pedagógico (kit de criação de textos) para que os professores realizem oficinas de leitura e escrita com seus alunos. A idéia é que todos os alunos envolvidos se beneficiem, sendo ou não selecionados para concorrer.”, explica.
Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.
Para a professora de língua portuguesa, Maria José da Silva da Silveira, que foi uma das juradas, as qualidades dos textos também representam a superação do aluno. “Uma das propostas da Olimpíada é ter como tema o lugar onde mora e muitos alunos aproveitaram para criticar os problemas cotidianos que enfrentam, como ônibus lotado e até mesmo o tráfico de drogas. Tudo isso de maneira sutil e inteligente, estou orgulhosa”, elogia.
A professora de língua estrangeira, Adriana Galossi, também foi jurada e destacou a capacidade crítica dos alunos. “Os textos estão carregados de reflexão e mostram claramente que os jovens estão longe de ser alienados”, conta.