Onze escolas da rede municipal de ensino de Macaé ultrapassaram a meta para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para os próximos anos. A lista, divulgada na última segunda-feira (5) mostra que as unidades de ensino atingiram antecipadamente as projeções para 2011, 2013, 2015 e 2017. O Colégio Municipal Pedro Adami localizado no Distrito de Córrego do Ouro obteve a nota 4,7, valor acima do índice proposto pelo MEC em 2009 (fixado em 3,7) atingindo a projeção para 2017.
Para 2011 quatro escolas já obtiveram o resultado projetado pelo índice: as Escolas Municipais Amil Tanos (4,6), Joffre Frossard (5,0), Interagir (6,0) e o Colégio Municipal Eraldo Mussi (4,4). Para 2013 atingiram a meta as Escolas Municipais Lions (6,1), Balneário Lagomar (4,8) e os Colégios Municipais Engenho da Praia (4,4) e Sana (7,2). Já os Colégios José Calil Filho (6,2), Aroeira (5,2) e a Escola Estadual Municipalizada Caetano Dias (5,2) atingiram suas projeções para 2015.
Das doze escolas, três atendem do primeiro ao nono ano e nove nas séries iniciais. O resultado do Ideb mostra ainda que a rede de ensino ultrapassou em dois décimos a média para o Ensino Fundamental nas séries iniciais (de 4,7 para 4,9) e atingiu a nota de 3,7 estimada para as séries finais. O Colégio Municipal do Sana, que assiste alunos dos dois segmentos ficou em primeiro lugar entre as escolas avaliadas nas séries iniciais (7,2), está entre as 10 melhores do estado e com média de países desenvolvidos (6,0).
Para a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, o resultado foi significativo para Macaé. “Todo o avanço demonstrado é fruto de um trabalho planejado, estruturado junto às escolas. Estamos investindo em uma diretriz pedagógica, materiais didáticos bem aplicados e equipes comprometidas, para que todas as escolas da rede possam atingir como estas, uma educação de excelente qualidade.”, elogiou a secretária de Educação.
Ainda de acordo com a secretária, cursos de metodologia e tecnologia educacional para a formação continuada, encontros de educadores, oficinas e acompanhamento da equipe pedagógica têm se consolidado em resultados favoráveis para o alcance da meta. “Também contribui para isso o número adequado de alunos por classe, o que favorece a realização de um processo de ensino-aprendizagem de boa qualidade, somado ao trabalho educativo desenvolvido pelas escolas, por meio de uma equipe gestora, professores e funcionários”, disse.
Com a melhoria geral do índice do Ideb em 2009 para as séries iniciais, a secretária de Educação afirmou que vai continuar investindo em ações que garantam o cumprimento da meta proposta para 2011, que é de 5,2. Na atual avaliação a média de Macaé foi de 5,0, dois décimos acima da projeção para 2009. As avaliações do MEC são feitas no intervalo de dois anos até alcançar a média definida para o Brasil em 2021, que é de índice (6,0).
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, no Saeb e a Prova Brasil. O índice foi criado em 2007 e serve tanto como diagnóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC.