logo

Escolas municipais Fantina de Mello e Amil Tanos reinauguram salas de leitura

28/11/2012 11:58:00 - Jornalista: Joice Trindade

Reforçar o hábito pela leitura. Esta é a proposta da Prefeitura de Macaé, que por meio da Secretaria de Educação, reinaugura nesta quarta-feira (28) duas salas de leitura em escolas da área central e Serra. Uma delas é a sala de leitura “Enilda Soares de Souza”, da Escola Municipal Amil Tanos, unidade situada no bairro Morro de Santana.

A programação, que vai acontecer a partir das 9h, será marcada pela integração da comunidade escolar e a participação dos contadores de história do Programa de Leitura da Secretaria de Educação. Na ocasião, será entregue a placa em homenagem à educadora que atuou durante 19 anos na escola que hoje conta com 320 estudantes. Durante a homenagem à professora Enilda Soares, também haverá apresentações de alunos em manifestações artísticas como jogral e sarau de poesias.

O nome da sala de leitura foi escolhido por alunos e profissionais da escola, por meio de uma votação. O espaço conta com uma média de 1.200 livros didáticos, recursos audiovisuais como TV e DVD, mesas, estantes e prateleiras específicas para modalidades de ensino, fantoches, brinquedos, além de ambientes direcionados para a leitura de alunos e professores com revistas para pesquisas e livros.

Segundo o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, as reinaugurações seguem a prioridade da Educação em melhorar a qualidade de ensino através de mecanismos e estratégias que visam o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. “Estamos satisfeitos com o trabalho do Programa de Leitura e dos professores, que atuam nas salas de leitura e biblioteca, que tanto consolidam o gosto pela leitura e escrita”, disse.

Satisfeita, a diretora-adjunta, Marilda Rezende Cordeiro Dias, observou que a homenagem será inesquecível. “A sala de leitura de nossa escola sempre é movimentada e recebe estudantes dos ensinos Fundamental e Infantil, que participam de atividades prazerosas que conseguem despertar talentos e habilidades”, disse.

Já a coordenadora do Programa de Leitura, Maria Georgina de Souza, lembrou que, no mês de setembro, os mais de 320 estudantes da Escola Estadual Municipalizada Carolina Curvello Benjamin também foram presenteados com um espaço de leitura totalmente reformulado.

FANTINA DE MELLO – Depois de promover nesta terça-feira (26) o 5º Prêmio Maria Joaquina de Castro, a Escola Estadual Municipalizada Fantina de Mello, vai reinaugurar nesta quarta-feira a sala de leitura “Condomínio dos Livros”, às 9h e 13h. A unidade, situada no Frade e que atende 176 alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil, está em ritmo de festa.

Nesta terça-feira, os bisnetos de Fantina de Mello e filhos de Maria Joaquina de Castro, também entregaram ao estudante que mais se destacou no ano letivo em notas, comportamento e desempenho nas atividades escolares um computador e impressora. A aluna contemplada foi Millena Freitas Nascimento, da turma do 3º ano de escolaridade.

Mas, a premiação não parou por aí. Depois de um sorteio com as turmas da Educação Infantil, o estudante do Maternal II, Artur da Silva, com um laptop de brinquedo. De acordo com a diretora, Luanda Florêncio, a premiação e a reinauguração da sala de leitura foi democrática. “Todos da escola votaram no nome do ambiente da leitura e escolheram o melhor aluno para receber o computador”, destacou.

A diretora-adjunta, Tereza Maria Corrêa Paes, explica que a reinauguração do “Condomínio dos Livros” será marcada por apresentações culturais dos alunos e dos contadores de histórias. A sala de leitura conta com fantoches, fantasias, espaço para rodas de leitura e cerca de mil livros didáticos.

A professora responsável pela sala de leitura, Cláudia Márcia Medeiros, acredita que trabalhar com leitura é prazeroso. “O envolvimento dos estudantes na sala de leitura é incrível. Contamos com espaços específicos para leitura e escrita e um kit com equipamentos audiovisuais e computador, além de balcão para leitura. Tudo isso para facilitar o trabalho de contação de histórias, encenações, dinâmicas e rodas de leitura, e incentivar mais ainda o gosto pela leitura”, finalizou.