Foto: Divulgação
Programação remota está envolvendo estudantes em pesquisas e trabalhos diversificados
As feiras de ciências virtuais estão movimentando as escolas municipais. A programação remota está envolvendo estudantes em pesquisas e trabalhos diversificados, sugeridos pelos professores para produção em casa. A realização é conforme calendário elaborado pelos dirigentes municipais. Entre os espaços escolares desta semana estão Fazenda Santa Maria (Morro Grande) e Escola Municipal Lions (Glória). O objetivo da Feira é inserir nos alunos o interesse pelas Ciências, despertar potencialidades e desenvolver competências e habilidades necessárias para a inovação e a pesquisa.
Na Escola Municipal Lions, 350 alunos do 1º ao 5º ano, participam da Feira de Ciências até sexta-feira (9), através do Google Meet. Com o tema “Sustentabilidade”, a edição virtual tem a proposta de trabalhar de maneira interdisciplinar a consciência da sustentabilidade ambiental. Já na Escola Municipalizada Fazenda Santa Maria, 180 alunos da Educação Infantil ao 5º ano participaram da programação que teve como abordagem “A teoria à prática - Estudos sobre as vacinas e sua eficácia perante às doenças". Todas as atividades encerradas nesta última segunda-feira (5) foram apresentadas pelo Google Meet e a equipe gestora e pedagógica da “Fazenda Santa Maria” também apresentou um breve relatos sobre os benefícios da atividade física no período da pandemia.
Também foram trabalhados subtemas como “Enquanto a vacina não vem, vamos nos alimentar bem”, “Enquanto a vacina não vem, vamos nos cuidar bem! , “Preservando a vida em tempos de pandemia" e “A importância da água para a vida no planeta e atividades dos seres vivos”.
Fecti - Diante da programação virtual, as unidades municipais que desejarem, também poderão participar da 14ª edição online da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). Devido à pandemia e a mudança da rotina escolar, serão aceitas inscrições de projetos de estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Médio e Técnico que foram planejados, mas não puderam ser realizados ou não foram completados. A etapa final vai acontecer entre os dias 2 e 5 de dezembro com uso de ferramentas digitais.
Reconhecida como a maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado, a programação terá premiações como medalhas, troféus, bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e indicação para participar de feiras de ciências nacionais com alcance internacional.