As escolas municipais já estão recebendo os gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, escolhidos através do último chamamento público. Vinte cinco produtos estão sendo distribuídos nas unidades dos segmentos Infantil e Fundamental. A aquisição dos gêneros alimentícios da Agricultura Familiar, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), segue as regras legais estabelecidas por órgãos competentes. Por isso são priorizados os alimentos produzidos de acordo com as boas práticas agrícolas e de fabricação no município.
Na lista de novos gêneros estão o caqui, as tangerinas ponkan e comum, fubá de milho e quiabo. Nesta terça-feira (16) foram entregues nas unidades de ensino produtos como abacate, aipim, salsinha, cebolinha e banana-passa, que passaram a compor o cardápio das merendas nesta semana. Os produtos estão acondicionados e sendo transportados de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.
Segundo o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, durante este chamamento houve um aumento no percentual da verba que será destinada à compra dos gêneros alimentícios da Agricultura Familiar. Ele pontua que a rede municipal se preocupa com a qualidade do cardápio oferecido aos estudantes:
– Seguimos a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar provenientes do Governo Federal na compra destes produtos. No entanto, aumentamos o percentual para aquisição destes gêneros, chegando a aproximadamente, 42%. Isso comprova não apenas a melhoria da qualidade da merenda, mas também a valorização da produção local e da geração de renda dos participantes -- ressalta o secretário.
Ainda durante este semestre letivo, os estudantes também terão disponíveis no cardápio produtos como os laticínios e o pescado. De acordo com a coordenadora da Nutrição Escolar, Dina Reis, com esta aquisição a Educação está contribuindo com a adoção de hábitos mais saudáveis e maior qualidade no oferecimento da merenda. “Periodicamente, nossa equipe realiza capacitações com merendeiras. A intenção é dispor da educação alimentar e da oferta de refeições que cubram suas necessidades nutricionais”, diz.
Os gêneros distribuídos nas unidades de ensino são provenientes de locais como a Cooperativa de Leite, Cooperativa Agropecuária de Macaé (COAPEM) e a Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial da Agricultura Familiar dos Produtores e Trabalhadores Rurais do Assentamento Prefeito Celso Daniel (COOPMAC).
Atualmente, a rede municipal de ensino oferece 47 mil refeições por dia, com café da manhã, almoço e lanche da tarde para as unidades com horário integral, além de café da manhã e almoço ou almoço e lanche da tarde, para as escolas que funcionam em horário parcial. Já as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem jantar. “A rede municipal oferece um cardápio diferenciado para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e os que apresentam intolerância ao leite, alergia à proteína do leite e ao glúten – finaliza Dina.