Foto: Luiz Bispo
Resultados em Macaé superaram, em alguns casos, a projeção estabelecida para os próximos anos.
O resultado alcançado pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Macaé, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mostraram que muitas delas superaram as projeções estabelecidas para os próximos anos. Os dados comprovam que, além de atingirem as metas para o ano de 2011, estas unidades superaram as expectativas, atingindo os números que eram esperados para elas nas avaliações dos anos de 2013, 2015, 2017 e 2019.
De acordo com a secretária de Educação, Marilena Garcia, a evolução destas escolas de Macaé nos últimos anos evidencia que as ações implantadas foram positivas, e que ajudarão o município a atingir as projeções para os próximos períodos.
— O resultado obtido por estas escolas mostra que avançamos e ainda avançaremos muito nos próximos anos em nosso índice. Esta é uma vitória de todos os profissionais do ensino municipal, que têm trabalhado efetivamente para garantir que os estudantes tenham acesso ao ensino de qualidade, adotando políticas públicas que possibilitem acesso ao conhecimento de forma plena. Mas a conquista aponta a necessidade de trabalhar ainda mais, considerando os muitos desafios existentes — lembrou Marilena Garcia.
No caso das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), entre as escolas que alcançaram a meta projetada para o ano de 2011 estão unidades como, o Colégio Municipal Engenho da Praia e o Colégio Municipal Professor Samuel Brust. Já o Colégio Municipal Botafogo e o Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim atingiram a projeção para 2013. Enquanto isso, o Colégio municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar e o Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo alcançaram as metas para 2017 e o Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho atingiu sua meta para 2019.
— Estamos muito felizes, pois é o resultado de um trabalho árduo. Investimos em ações e traçamos metas para uma melhora constante em nosso índice. Trata-se de um trabalho em equipe, um somatório de forças para atender os alunos por meio de projetos e outras atividades, já que a aprendizagem não pode se resumir somente à sala de aula — disse a diretora geral do Maria Letícia Simone Viana de Carvalho.
No caso das séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), as unidades que alcançaram sua meta para 2011 foram a Escola Estadual Municipalizada Nosso Senhor dos Passos, o Colégio Municipal José Calil Filho, o Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, a Escola Parque Municipal Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin e a Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar.
Já o Colégio Municipal Botafogo, o Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, o Colégio Municipal Renato Martins, o Colégio Municipal Pedro Adami, a Escola Municipal Joffre Frossard, a Escola Municipal Lions e o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel atingiram as metas projetadas para 2013. Enquanto isso, a Escola Municipal Dolores Garcia Rodrigues, o Colégio municipal Aroeira, o Colégio Estadual Municipalizado Coquinho, a Escola Estadual Municipalizada Fantina de Mello e a Escola Municipal Interagir alcançaram suas metas projetadas para 2015.
— A proposta pedagógica do ensino da Interagir socialização, pesquisa, autonomia do conhecimento e despertar para o senso crítico, reflexão e criatividade dos nossos alunos e profissionais. E Só temos que agradecer aos nossos profissionais, ao apoio dos pais e da Secretaria de Educação por este resultado — finalizou a diretora geral da Interagir, Dilma de Almeida Pinto.