logo

Escolas preparam feiras de ciências

18/08/2006 15:57:02 - Jornalista: Alexandre Bordalo

De olho na Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti), que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, no Macaé Centro, as escolas públicas municipais, estaduais e particulares realizam suas respectivas Feiras de Ciências. Segundo um dos organizadores do evento, o assessor da secretaria de Ciência e Tecnologia, Marcelo Machado, este é o maior acontecimento da área na região.

- A Femacti deste ano será bem elaborada -, garante. Ano passado houve premiação de computadores e impressoras para as escolas e de bicicletas para os alunos, em 2006 isso se repetirá. “A Femacti fará parte do calendário educacional e tecnológico da cidade”, explica Marcelo.

Na Feira de Ciências do Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, no distrito serrano do Frade, ocorrida em julho, despertou o olhar crítico para os problemas sócio-ambientais. Vários projetos dos alunos criaram alternativas para reverter a situação preocupante que se encontra o meio ambiente.

Um dos grupos criou maquete, alertando a todos para o risco do consumo de água não tratada. Outro grupo de alunos criou Jornal Ambiental, enfocando os impactos ambientais locais, provocados pela ação do homem. O objetivo deste jornal é promover um novo pensamento, uma nova forma de ver a importância da natureza.

Outros alunos levaram à reflexão sobre o Trabalho Lixo Útil, chamando a atenção para a questão ecológica decorrente do destino do lixo. Outro tema tratado foi a problemática do desperdício. Como ter uma alimentação saudável, através de cascas e sobras. Bolos, doces e sucos foram preparados a partir do aproveitamento desses alimentos.

Quadrinhos foram elaborados, alertando sobre o consumo da água, quando poesias também tiveram vez. Além disso, cartões postais, feitos através de fotografias, resgataram a identidade do Frade: um local onde o verde sempre prevaleceu, cujas cachoeiras e belezas naturais são apreciadas pelos turistas.