Foto: Divulgação
O objetivo foi mostrar a importância de medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti
O Dia D de Combate à Dengue na rede pública municipal de Educação aconteceu nesta quinta (5) e sexta-feira (6). Todas as 106 unidades estão realizando atividades para sensibilizar a comunidade escolar e, por meio dela, a sociedade, sobre a importância de medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O Secretário municipal de Educação, Robério Dias, frisou que mais de 90% dos focos do mosquito transmissor da dengue são encontrados em residências. “É muito importante que os alunos também estejam engajados com essa causa e repassem para sua família os cuidados que todos devem ter em suas casas”, disse o secretário.
As escolas também foram orientadas a realizar uma vistoria semanal em seus espaços físicos para garantir que não haja nenhum foco de mosquito nas dependências escolares. A diretora da Escola Municipal Joffre Frossard, Norma Maldonado, ressaltou que essas ações são essenciais para a promoção de um ambiente saudável e seguro para todos.
“Nossa escola tem o Rio Macaé que passa atrás da unidade, por isso, orientamos também a não jogar lixo no meio ambiente. A dengue perpassa por todo nosso projeto pedagógico e os alunos estão bem conscientes”, comentou a diretora.
A aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, Isabelly Santos, 7 anos, afirmou que sabe a importância dos cuidados com a dengue. "Não podemos deixar a caixa d 'água sem tampa, as garrafas devem ficar viradas para baixo. Tudo isso para o mosquito Aedes não pegar a gente", disse.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental e Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.