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Escolas recebem projeto Laboratório de Ensino de Matemática

30/03/2011 16:14:23 - Jornalista: Andréa Lisboa

A partir de abril, todas as 19 escolas da rede municipal de ensino de Macaé com turmas do sexto ao nono ano irão iniciar o projeto Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). A proposta é melhorar o ensino-aprendizado dessa disciplina a fim de atingir a meta da Secretaria de Educação para este ano - “Todo aluno com aprendizado adequado à sua série”.

O projeto é desenvolvido para tornar significativos os conceitos básicos da matemática através da utilização de materiais concretos. Há dois anos essa experiência já vem sendo aplicada nos anos iniciais do ensino fundamental. Este ano, será priorizado o sexto ano de escolaridade.

O secretário de Educação, Guto Garcia, ressalta a importância desse trabalho que virá a atender inicialmente às escolas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de matemática foi mais baixo.

- Esse trabalho vai reforçar os conceitos da disciplina e sanar as dificuldades através da aplicação de outros tipos de atividades, ressalta.

A etapa de apresentação do LEM aos docentes do segundo segmento já foi concluída em cinco escolas do setor marrom (Parque Aeroporto, São José do Barreto, Balneário Lagomar e Engenho da Praia). A Coordenação de Matemática da Secretaria de Educação já pôde verificar resultados positivos decorrentes da fase do trabalho com ênfase no primeiro segmento.

- Já vemos o retorno do trabalho que foi desenvolvido em todas as unidades da rede nas séries iniciais. Muitas escolas foram visitadas para a prática da oficina e várias utilizaram verbas do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) para a compra de material, disse a coordenadora de Matemática da Semed, Norma Tanus.

Ela explica que há um maior índice de reprovação no sexto ano, porque os estudantes estão passando pela fase de transição do primeiro para o segundo segmento.

- Eles têm que ter uma atenção diferenciada, trabalhar com materiais concretos para compreenderem os conceitos que serão aplicados nas séries seguintes, quando farão relações mais complexas, explica.

O material do LEM vem em quatro caixas de matérias que representam os quatro blocos da matemática: “números e operações, “grandezas e medidas”, “tratamento da informação” e “espaço e forma”. As atividades elaboradas são lúdicas e prazerosas com a finalidade de construir um conhecimento mais significativo.

No ano passado foi montada uma sala para o LEM na Escola Municipal Samuel Brust, que contou com a adesão de muitos professores. Neste ano, a equipe da Coordenação que mostrar que é possível desenvolver esse trabalho em qualquer espaço, mesmo na sala de aula, com a utilização das caixas de materiais.

- Como professora, esse foi o caminho que encontrei para ensinar matemática. Melhora questões como freqüência às aulas e diminui o número de alunos em dependência e de reprovação. As crianças começam a gostar de matemática. Queremos mostrar ao professor que mesmo sem o espaço físico a gente consegue fazer alguma coisa para reverter os dados do ensino da matemática, disse a também coordenadora de Matemática, Vanessa Arenari, que já trabalhou com os materiais da LEM - quebra-cabeças, papel quadriculado, entre outros.