Foto: Divulgação
Projeto é uma parceria entre Associação Raízes, a Petrobras e os Conselhos Escolares
Seis unidades de ensino da rede municipal foram contempladas com o projeto "Navegando na Poesia", que visa ao acesso à leitura e à escrita de forma participativa, por meio de atividades lúdicas, envolvendo a poesia de forma diversificada, com jogos, oficinas e rodas de diálogos. A assinatura do termo de parceria entre a Associação Raízes, a Petrobras e os Conselhos Escolares foi realizada na tarde desta terça-feira (26), na Secretaria Municipal de Educação.
Ao final do projeto será realizado o lançamento de livro de poesias de autoria das escolas. Além de Macaé, outros cinco municípios da região foram selecionados para o projeto: Campos dos Goytacazes, Carapebus, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Quissamã.
Foram selecionadas as seguintes unidades escolares: Colégio Municipal Renato Martins (Ajuda); Escola Estadual Municipalizada Nosso Senhor dos Passos (Botafogo); Colégio José Calil Filho (Barreto); Escola Maria Cristina Castelo Branco da Cruz (Cabiúnas); Colégio Aroeira (Aroeira); e a Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola (Barra de Macaé).
A presidente da Associação Raízes, responsável pelo projeto "Navegando na Poesia", Marilea Macedo da Silva, destacou sua satisfação em ver as escolas selecionadas felizes e gratificadas por fazer parte do projeto de poesia.
"É mais uma porta para as crianças na descoberta da poesia e para o desenvolvimento da leitura e da escrita, com o conhecimento desse gênero textual na vida de cada uma delas. Nossa equipe técnica buscou levar os livros trabalhados pelos professores nesse projeto de autores dos próprios municípios, com o objetivo de valorizar os poetas locais", ressaltou Marilea.
A Superintendente de Ensino Fundamental e Médio da Educação, Bálade Ayala, explicou que o projeto foi apresentado pela equipe da Associação Raízes em dezembro de 2018 e, já no início de fevereiro deste ano, aconteceram reuniões entre a equipe pedagógica da Semed e das escolas, junto aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental I.
"Já foram realizadas atividades nas escolas para difundir a poesia, leitura e literatura através da ludicidade, com previsão da realização de atividades de enriquecimento com nossos alunos. O nosso desejo é que o projeto se estenda para todas as unidades escolares da rede municipal, uma vez que esse termo pode ser estendido até o ano de 2020", disse a superintendente, ressaltando que o "Navegando na Poesia" é um ato de gestão participativa das escolas, tomando suas decisões com o Conselho Escolar.
Participou também da cerimônia de assinatura do termo, a Coordenadora do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Inês de Fátima Ferreira dos Santos Gomes, representando as unidades escolares da rede municipal.