logo

Escolas se preparam para Carnaval

04/01/2008 09:51:49 - Jornalista: Simone Noronha

As 19 escolas de samba de Macaé estão trabalhando em ritmo acelerado para o Carnaval 2008. Pela terceira vez, o desfile será na Linha Verde, local considerado ideal pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) e pelos dirigentes das agremiações. Através de sorteio, a Liecam já definiu a ordem dos desfiles dos três grupos. As escolas estão tendo todo apoio da prefeitura.

Uma das novidades deste ano é a volta da Escola Princesinha do Atlântico, que desfila no Grupo 1. Os desfiles serão abertos na sexta-feira, dia primeiro de fevereiro, com os tradicionais bois pintadinhos. Este ano, se inscreveram representantes de 74 bois. Também estão inscritos para o Carnaval 23 blocos de animação, que não participam do desfile oficial, mas que fazem a festa pelas ruas da cidade. Do desfile oficial, participam seis escolas do Grupo Especial, seis do Grupo 1 e sete do Grupo 2.

Na Cidade do Samba, estrutura montada pela prefeitura para atender às escolas, o ritmo de trabalho é intenso. A maioria das agremiações está usando o espaço para a montagem de alegorias e dos carros alegóricos. “Assim na hora do desfile vamos evitar maiores transtornos para transportar os carros até a avenida”, comentou José Carlos Antônio, o Dica, presidente da Liecam. O público, a estrutura será a mesma do ano passado, com arquibancadas, camarotes, palanque para autoridades e jurados. O tema escolhido para a decoração da avenida foi Benedito Lacerda, músico macaense.

O desfiles começam na sexta-feira, dia primeiro, com os bois pintadinhos. As escolas do Grupo 2 se apresentam sábado, dia dois. Cada uma terá 45 minutos para mostrar seu carnaval. Pela ordem definida por sorteio, desfilam Estrela do Amanhã, Unidos de Santana, Arautos da Folia, Unidos do Barreto, Foliões das Malvinas, Águia Dourada e Unidos dos Estudantes.

As escolas do Grupo 1 se apresentam domingo, dia três. O desfile deve durar no máximo 50 minutos. Abre o desfile a Princesinha do Atlântico, seguida pela Mocidade dos Cajueiros, Acadêmicos do Lagomar, Arco Íris, Unidos do Miramar e Águia da Fronteira.

Encerrando o desfile, segunda-feira, dia quatro, é a vez do Grupo Especial. Cada escola terá uma hora e dez minutos para se apresentar. O desfile será aberto pela Unidos da Vila, seguida pela Pulo do Gato, Unidos dos Bairros, Castelo Imperial, Império da Barra e Acadêmicos da Aroeira.

Regulamento - Crianças e adolescentes devem ter autorização judicial para desfilar. As agremiações terão que apresentar à Liecam atestados liberatórios do Corpo de Bombeiros das estruturas metálicas dos carros alegóricos até cinco dias antes do desfile. Caso o carro alegórico não passe pelo portal, a escola será responsabilizada , e poderá ser desclassificada caso atrapalhe o desfile das demais agremiações.

Para o grupo Especial, serão julgados dez quesitos: evolução, conjunto, bateria, samba, fantasia, enredo, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, alegorias e adereços e baianas. Cada escola deve ter no mínimo três carros alegóricos, que deverão ter autorização do Corpo de Bombeiros. Os carros alegóricos terão até às 17h do dia 19 para serem levados à concentração. O desfile de cada escola deverá ter no máximo 70 minutos. O último colocado desce para o Grupo I.

Para as agremiações do Grupo I, os quesitos são os mesmos, sendo que evolução e conjunto formam um só. As escolas devem ter no mínimo um carro alegórico, também vistoriado pelos Bombeiros. No desfile do Grupo 2, serão analisados os quesitos evolução/conjunto, bateria, samba, fantasia e mestre sala e porta bandeira.