Foto: Arquivo Secom
Escolas municipais participam do desfile
A menos de uma semana do Dia da independência, as escolas da rede municipal de Macaé estão acertando os últimos detalhes de suas apresentações para marcharem ao som das fanfarras durante o desfile cívico de Sete de Setembro, que acontecerá na orla da Imbetiba a partir das 9h. Para este ano, a secretaria de Educação abordará por meio de suas instituições, todos os projetos executados na rede. Nesta terça-feira (1), diretores das unidades de ensino que irão compor os pelotões do desfile se reúnem no auditório da secretaria acertando os últimos detalhes do evento.
Participarão do desfile as escolas:CIEP Maringá,Oscar Cordeiro, Cláudio Moacyr Ancyra Pimentel, Pescadores, Maria Letícia, Elza Ibrahin, Samuel Brust, Ivete Santana, Pedro Adami, Raul Veiga, Escola Municipal do Sana, Joaquin Borges, Engenho da Praia, Maria Isabel, além da entidades e associações do município.
Como de costume, as fanfarras são atração à parte, utilizando ritmos diferenciados para as apresentações. Este ano, elas estão preparando novidades sempre com muito estilo e criatividade. Para valorizar esse trabalho, as escolas estão desde maio ensaiando suas apresentações.
Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, o desfile cívico possui diferentes ações de cidadania. "Além de valorizar as crianças, a participação no ensino e o dever cívico, o desfile de Sete de Setembro é uma forma de integrar os estudantes com a comunidade. É uma comemoração em que muitos macaenses saem de suas casas para ver as fanfarras e os desfiles", ressaltou.
O desfile é organizado pelo Forte Marechal Hermes, com apoio da Secretaria de Educação. Também participam do desfile o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Guarda Municipal.
A concentração do desfile será nas Avenidas Agenor Caldas e dos Jesuítas. O desfile segue pela Elias Agostinho e entra na Rua do Sacramento, onde haverá a dispersão. A secretaria de Saúde confirmou a presença de ambulâncias nos pontos de apoio: uma na esquina da Avenida dos Jesuítas com Agenor Caldas e outra na dispersão, esquina da Elias Agostinho com Sacramento.