As escolas e agremiações carnavalescas que desfilarão este ano em Macaé, na Linha Verde, têm histórias diversificadas pra contar, mas sempre com a mesma finalidade: promover o carnaval. A maioria das escolas nasceu da reunião de amigos que conversavam sobre samba e carnaval. O saudosismo resultou na forma de expressar o sentimento através das agremiações. Diante disso, o pessoal ligado ao samba resolveu colocar o “bloco na rua” e daí nasceram as agremiações carnavalescas que abrilhantam o carnaval macaense durante os desfiles.
Cada escola tem uma história diferente, mas sempre com o mesmo objetivo: levar alegria ao povo com seus carros alegóricos, fantasias, os mestres-salas e portas-bandeiras, samba enredo e, principalmente, seus passistas, com o verdadeiro samba no pé que fazem a arquibancada vibrar a cada evolução. Abaixo, um resumo da história e dos enredos deste ano das escolas de samba do Grupo Especial, que desfilam segunda-feira, dia 27, na Linha Verde.
- Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Barra - Fundada em 24 de março de 1976, a agremiação entrará na Linha Verde com 900 componentes, 16 alas, 05 carros alegóricos e o enredo “O grande Segredo da Vida”. Sob as cores Azul, vermelho, amarelo e branco, o carnavalesco Arlei Araújo preparou uma verdadeira festa na avenida. A Império da Barra já foi campeã seis vezes.
O samba enredo é de autoria de Triste, Jorge Moura e Abel, interpretado por Jairzinho do Império. Em 2005 a escola não desfilou, mas este ano o presidente Salvador está ansioso para mostrar ao público a garra dos componentes. Para isso, ele conta com o ritmo dos mestres de bateria Beto Careca, Foca e Igor, além da evolução dos mestre-sala Rui e da porta-bandeira Luciana. A sede da agremiação fica à Rua Calixto Fernandes das Neves, s/nº - Barra de Macaé e os ensaios acontecem na quadra da escola toda quarta-feira.
- Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Santana - Fundada 26/07/201, a Unidos do Santana entrará na Linha Verde com as cores Verde e Branca. Com sede à Rua Leopoldina Nevers Pinheiro, 114 – Morro de Santana, a agremiação já arrebatou o segundo lugar em 2002 e em 2004 ficou primeiro lugar júri popular. Mas foi em 2005 que a Unidos do Santana sagrou-se campeã do Primeiro Grupo e por isso, ela este ano passou para o Grupo Especial.
A agremiação vai entrar na Linha Verde com 950 componentes, 10 alas e 04 carros alegóricos. Com o enredo “Sob o Olhar Doce de Santana que Afaga os Tristes Urubus do Velho Palacete, Abre-se uma Asa que é Pura História e Emoção e Outra de Delírio e Ficção”, a escola tem como carnavalesco Cláudio Mattos.
O presidente é Jocy Leandro, os mestres de bateria Anderson e Júnior pretendem manter o ritmo e esquentar a arquibancada durante o desfile. O samba é de autoria do compositor José Carlos (Triste) e os puxadores Wilson Barcelos e Júnior. Dois casais adultos e mais um mirim virão como mestre-sala e porta-bandeira.
Grêmio Recreativo Escola de Samba Pulo do Gato - Fundada em 10/10/1986 a Agremiação Pulo do Gato já foi campeã por duas vezes. Com sede à Rua Francisco Maçado, 408 – Aroeira a escola vai entrar na Linha Verde com 800 componentes, 04 carros alegóricos e 14 alas. O mestre-sala Gê e a porta-bandeira Marilza, juntamente com o casal mirim Lucas e Lívia, estarão evoluindo para os jurados e o público em geral.
Com o enredo “O Corpo Humano Vira Indústria na História do Gato e Mostra a Semelhança entre o Progresso e a Vida”, o carnavalesco Paulo Stanislau, o Paio, fará a comparação entre o gato e o ser humano no mundo atual.
O presidente da agremiação é o Carlos Noé e o autor do samba enredo é o Dito, que também puxará o samba na avenida. O mestre de bateria é o Mestre Sínio, conhecido por manter o ritmo durante o desfile.
Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos dos Bairros - Fundada em 14 de setembro de 1989 e com sede administrativa à Rua Secretário Rubens Falcão, 431, no Visconde de Araújo, a escola realiza seus ensaios nas praças púbicas dos bairros Visconde de Araújo e Campo do Oeste. O presidente é o Itarny Moura Neto e o vice, Jocimar Cotts. As cores da escola são: azul, vermelho e branco.
Este ano, o enredo será “As asas do beija-flor dão carona ao maior espetáculo da terra: que no paraíso da loucura busca a beleza, a poesia, a liberdade, na fantasia da sublimação”. A autora do enredo é Admar de Sá e o carnavalesco é o Eduardo Minucci.
Para criar o enredo, foi preciso consultar diversos enredos das escolas de samba do Grupo Especial e de acesso do Rio de Janeiro e voltar às próprias lembranças da terra. O enredo fala da busca de um mundo sempre melhor, onde a igualdade impere e a solidariedade seja a mãe de todos. O samba-enredo é de autoria dos compositores Zé Paulo, Cézar Fadel e Maurício.
A G.R.E.S. Unidos dos Bairros entrará na Linha Verde com 600 componentes, divididos em 14 alas e a tradicional ala das baianas, compostas de 20 experientes baianas, quatro carros alegóricos e, como primeiro mestre sala e porta bandeira, Patrícia e Lucas, casal do Rio de Janeiro que há 17 anos desfilam pela Unidos dos Bairros.
O segundo casal de mestre sala e porta bandeira é o Henrique e a Nire, casal residente no município e que todos os anos representam a escola.
Grêmio Recreativo Escola de Samba Castelo Imperial - Sob o enredo “Sou Castelo Imperial, sou Raça, sou Dor. No meu Sonho de menino trago uma Esperança: ser um dia Vencedor”, a escola de samba Castelo Imperial, com cinco anos de fundação já arrebatou dois títulos de campeã e um de vice. Com sede à Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, 447 – Visconde de Araújo, a agremiação realiza seus ensaios na Praça Santo Antônio, próximo à Igreja de Santo Antônio. As cores da escola é o preto, amarelo e o branco.
A presidente da entidade é Ana Cláudia e a escola entrará na Linha verde com 900 componentes, 10 alas e 04 carros alegóricos. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e composto por Zinho e Alexandra, o segundo, Wellington e Maiara. O casal de mestre-sala e porta-bandeira mirim será o Marcus Vinícius e Channon.
O samba enredo da escola é de autoria de Jorge Augusto e Zinho e o samba será puxado por Daniel Silva e Aurélio. A própria Comissão de Carnaval está promovendo a confecção dos carros e é também a encarregada do sucesso da agremiação.
Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Aroeira - O azul e o branco da Acadêmicos da Aroeira encerrará o desfile do Carnaval 2006 na Linha Verde. Fundada no dia 25 de dezembro de 1962, é uma das mais tradicionais agremiações do município, já tendo arrebatado 13 títulos ao longo dos seus 44 anos de existência.
Sob o enredo “É um dom... Amor, Heroína e até fumaça. Ave cheia de graça, melodia. Maria-Maria”, o presidente Odenir da Conceição promete fazer bonito neste carnaval. A escola entrará na Linha Verde com 950 componentes, 16 alas e 06 carros alegóricos, além de 02 tripés.
Para evoluir diante dos jurados e público, o primeiro mestre-sala Claudinho e Selminha Sorriso, e o segundo casal, Chiquinho e Elaine, ensaiaram muito durante o ano inteiro. A Quadra da Aroeira é palco dos ensaios da escola, além de eventos paralelos, durante todo o ano, até que chegue o carnaval.
O samba enredo é de autoria do Robson e Luiz Carlos (Pelé), mas quem puxará o samba na avenida será o Robson. O carnavalesco Jorge de Paulo está confiante que a escola fará um desfile inesquecível.