logo

Escolas se preparam para funcionar em período integral

09/08/2007 17:11:58 - Jornalista: Simone Noronha

Oito escolas da rede municipal de ensino se preparam para, até o final deste mês, começarem a funcionar em período integral. De acordo com a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, os diretores começam a fazer reunião com os pais e a preparar oficinas pedagógicas e recreativas, que vão complementar as atividades.

- Para que os alunos estudem em período integral, será necessário que os pais assinem uma autorização. O aluno que não for ficar na escola o dia todo continuará saindo no horário normal. Fazemos isso para preparar as escolas da melhor maneira possível - disse a secretária, lembrando que as escolas vão oferecer alimentação completa – café da manhã, almoço, lanche e jantar.

No horário integral, o aluno terá as aulas normais no período que estava matriculado – manhã ou tarde. No outro período, terá diversas atividades pedagógicas e recreativas, como oficinas de reciclagem, escolinhas esportivas e brincadeiras. “Enquanto uma parte dos alunos está em sala de aula, a outra está nas atividades extra-curriculares”, explicou a secretária.

A Secretaria de Educação está antecipando a determinação do Ministério da Educação, que prevê a implantação das escolas em período integral de maneira gradual, até 2010. Das oito escolas, três terão parceria da Petrobras, que vai assinar convênio com o município para a implantação do Programa de Criança.

Especializada em Educação Infantil, a Escola Municipal Hilda Ramos, no Centro da cidade, será uma das que serão de período integral. A reunião com os pais está marcada para a próxima semana. “Achei a idéia válida porque terão mais opções de cursos para as crianças. Já soube que a escola terá aulas de dança, e minha filha está adorando a idéia”, disse o autônomo Fernando de Oliveira. Também pai de um dos alunos, o técnico em refrigeração Régis Fabiano aprovou a idéia. “A escola integral vai ser boa para as crianças. Vai melhorar a vida não só do meu filho, mas das outras crianças também”, afirmou.

O sistema de ensino integral será implantado ainda nas escolas Almir Lapa, no Aeroporto, Esméria Pereira Reid, no Engenho da Praia, e Renato Martins, no Botafogo. O Programa de Criança da Petrobras, que oferece atividades extra-curriculares, será implantado na Escola Municipal Elza Ibrahim, na Ajuda, e nos Cieps municipalizados Maringá, no Campo do Oeste, e Leonel de Moura Brizola, na Barra.

Com a implantação do novo sistema este mês, sobre para 11 o número de escolas municipais que funcionam o dia todo. Já trabalham com o horário integral a Escola Municipal de Pescadores, na Barra, o Colégio Municipal Walter Boshiglia, que atende a deficientes visuais, e a Escola Municipal Iracema Miranda, especializada em deficientes auditivos. No bairro São José do Barreto, a prefeitura prepara uma nova escola para atender cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental, em fevereiro.