A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, está promovendo encontros quinzenais com os servidores das unidades municipais de ensino. O objetivo é atualizar os profissionais da rede municipal de ensino e preparar estratégias para o próximo semestre letivo. Os segmentos do Ensino Fundamental e Educação Infantil iniciaram um ciclo de programações voltadas para os eventos e projetos que serão executados neste final de semestre letivo.
Em destaque na pauta de discussões está a realização da Prova Brasil, que será aplicada para os alunos do quinto ao nono de escolaridade entre os próximos dias 7 a 11, além da entrega de questionários para elaborar o planejamento pedagógico e saber as necessidades das escolas.
No encontro de gestores também foi destacada a deliberação 001/2003 do Conselho Municipal de Educação, que determina o número máximo de alunos por turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estabelece no parágrafo único, que cabe à equipe técnico-pedagógica e administrativa da unidade escolar avaliar o espaço físico disponível: “Os ciclos I e II podem receber entre 25 a 30 estudantes, os ciclos III e V de 30 a 40 alunos e as fases I a III com 30 a 40”, disse a subsecretaria de Ensino Fundamental, Gelda Tavares.
O cronograma do Ensino Fundamental também inclui o Sarau Pedagógico Religioso, que acontece na sede da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), nos dias 9 e 14, das 14h às 17h. Já no dia 30, às 10h haverá o encerramento do curso de Pró-letramento.
Para homenagear o Dia da Cultura, será promovida no dia 10, na Praça Veríssimo de Mello, das 10h às 20h, a Feira de Livros, com ênfase na produção literária regional. No evento, o público ainda terá oportunidade de assistir a apresentação de contadores de história e da corporação Musical Ancyra Gonçalves Pimentel, além da palestra “Memória Literária e Afetiva de Macaé”, ministrada pela prefeita interina, Marilena Garcia e professora mestra em Letras, Cláudia Márcia Vasconcelos da Rocha.
A Educação Infantil reuniu os professores-orientadores para abordar temas considerados primordiais, como as “Múltiplas linguagens de meninos e meninas no cotidiano da Educação Infantil”, em que são trabalhadas a música, dança e movimento com as crianças. De acordo com a subsecretária, Márcia Heloísa Branco, os profissionais devem estar atentos para entender as manifestações e movimentos realizados durante a infância:
- Refletir sobre as expressões, comportamentos e a linguagem das crianças é fundamental. Desta forma, a rede municipal de ensino está conseguindo contribuir com a qualidade do contexto educacional através de práticas que possam ajudar a transformar e reconstruir o cotidiano e o mundo dos alunos.
Os próximos programas da subsecretaria acontecerão na quarta-feira (9) e quinta-feira (10), às 18h e 13h30 respectivamente, quando os professores farão mais uma reunião do módulo “Criança da Natureza”. Já nos dias 16 e 30 (quintas-feiras) haverá a etapa do curso “A criança e seu mundo. Aprendendo com a natureza” com a integração de cerca de 60 professores e gestores da Educação Infantil.