Vinte e cinco unidades da rede municipal de ensino se preparam para participar do projeto Pequenos Cientistas. O evento, que já faz parte do calendário da Secretaria Municipal de Educação, acontece no próximo dia 17, das 13h às 17h, na Praça Veríssimo de Mello. Um dos objetivos do projeto é levar às crianças o contato com pesquisas e experimentações, mostrando que o meio científico não é algo distante, mas sim uma forma de fazer novas descobertas.
- Desde o ano de 2010 registramos uma demanda expressiva de escolas interessadas e de público. Através do “Pequenos Cientistas”, pudemos incentivar professores a trabalharem com os alunos a produção de projetos experimentais-, destaca o secretário de Educação, Guto Garcia.
Para participar do evento, as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município se preparam com a realização de feiras de ciências nas sedes das próprias escolas. De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Conceição de Maria Rosa, os projetos experimentais que mais se destacaram durante as feiras farão parte do “Pequenos Cientistas”. “Cada escola poderá participar da programação com apresentação de um projeto de maior relevância nos estandes que serão montados”, ressalta.
Além disso, para fazer parte da programação, as escolas municipais aplicaram conteúdos programáticos nas salas de aula que focaram pesquisas diversas. Para a subsecretária, o projeto está contribuindo para que os educadores da rede municipal trabalhem, incentivando a organização, observação, pesquisa e investigação. “Pudemos perceber que com as feiras de ciências e “Pequenos Cientistas” foram adotados critérios éticos para garantir total segurança e qualidade à pesquisa e uma boa apresentação da conclusão do experimento”, diz.
Já Guto Garcia lembra que, atualmente, um número expressivo de escolas municipais de ensino realizam Feiras de Ciências. “Durante estes eventos, não podemos negar que são divulgados vários experimentos que estimulam o intercâmbio de conhecimentos entre instituições escolares e, em conseqüência, o progresso na área científica. Desta forma, incentivamos o jovem estudante. A cada ano, os alunos se aprimoram mais até chegar ao primeiro lugar na apresentação de pesquisa em uma feira de ciência e participarem de eventos como “Pequenos Cientistas”", diz.