Vencedor da primeira edição do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental da Bacia de Campos, o 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, que tem apoio da prefeitura e da Marinha, participou como convidado da VI Feria de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos, expondo um pouco do trabalho realizado junto à juventude de Macaé.
Fundado em 2003, visando responder a uma necessidade da população de Macaé de alternativas saudáveis, reconhecidas e comprovadas de educação extraescolar para os jovens de baixa renda do município, os escoteiros do mar levam o escotismo para a região periférica e carente da cidade, através do projeto Escotismo Para Todos, que conta com o apoio da prefeitura de Macaé e da Marinha do Brasil.
Escoteiros conquistam prêmios
Como parte da programação da Feira é realizado o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos. Após a conquista do prêmio em 2011 na categoria Organização Não Governamental, os escoteiros voltaram a ser premiados na edição 2013.
Na categoria ONG, a instituição conquistou o segundo lugar como melhor organização socioambiental da região. A surpresa ficou por conta da premiação do jornalista da Prefeitura de Macaé, Antonio Felipe Gonçalves, na categoria Empreendedor Social, que homenageia pessoas que se dedicam a incentivar as ações sociais e ambientais na região.
Um dos fundadores do 115º, Antonio Felipe é o atual diretor de políticas para o interior da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e conselheiro estadual de juventude.
Saiba como participar:
115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé - Site: www.macahe.org.br Reuniões aos domingos, das 9:30 às 12:30. Atualmente os trabalhos estão acontecendo no Centro de Convivência do Idoso. Endereço: Estrada do Imburo, Km2, s/n°, Ajuda de Baixo Contato: macahe@gmail.com ou 99646725.
Diretor do Nupem também ganha prêmio
Além dos escoteiros, durante a Cerimônia de Divulgação dos Vencedores do II Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos, a Comissão Organizadora do Evento, por decisão unânime, entregou ao Professor Francisco de Assis Esteves, diretor do Nupem, o Prêmio Categoria Especial. Os motivos são os relevantes serviços prestados à Região da Bacia de Campos nas áreas de ecologia e desenvolvimento socioambiental, sendo o grande responsável pela criação do Nupem, cujas pesquisas científicas, além de proporcionarem grandes benefícios à sociedade, têm projetado a nossa região no Brasil e no exterior.
Algumas características do Professor Francisco de Assis Esteves, como um cientista possuidor de grande visão de futuro e com grande capacidade de articular parcerias, tornou possível a instalação definitiva da UFRJ em Macaé, uma realidade e exemplo de ação sustentável.