logo

Escritora de Macaé vence concurso na Áustria

19/12/2005 15:47:20 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A escritora e administradora de empresas Mariana Luiza Macedo, 24 anos, moradora de Macaé, foi premiada no quarto Concurso Literário da Associação para a Arte, Ciência e Cultura Latina na Áustria. Ela escreveu o conto “Mozarte” e foi escolhida entre 265 participantes, de 28 países de língua espanhola e portuguesa, junto com dois escritores, um do México e outro da Espanha. Para receber o prêmio no dia 16 de fevereiro do ano que vem, na Áustria, ela solicita o apoio de empresas públicas ou privadas para custear as passagens e a estadia na cidade de Salzburg.

Acostumada a participar e a vencer concursos literários, Mariana enviou o conto por e-mail no dia 30/10, recebendo outra carta eletrônica e um informativo pelo correio um mês depois, dizendo que sua obra literária havia sido escolhida. “Meu sonho é estar lá para participar da solenidade em homenagem aos 250 anos de Wolfang Amadeus Mozart”, avisa a jovem. Ela ganhará 500 euros – o equivalente a R$ 1,3 mil - como premiação.

Além disso, seu texto será traduzido para o alemão e publicado numa revista austríaca de literatura. A história que Mariana escreveu conta a semelhança de um menino de rua brasileiro, chamado Mozarte, e o compositor austríaco. Com o mesmo nome do famoso músico, o garoto brasileiro busca conhecer melhor a vida do austríaco, quando descobre que ambos tiveram o mesmo sofrimento: a discriminação.

Mariana também venceu o concurso “Escreva como Eça”, promovido pela Rede Globo, que na época (março de 2001), buscou adaptações para a mini-série “Os Maias”. Concorrendo com cerca de três mil pessoas, ela conseguiu o primeiro lugar, ganhando uma viagem a Portugal, onde conheceu melhor o mundo do escritor português Eça de Queiroz. Ela tinha 20 anos quando fez esta viagem.

Em 2003, ela ficou entre os dez primeiros no concurso sobre literatura juvenil, recebendo menção honrosa na bienal do livro, na cidade do Rio de Janeiro. Em 2004, foi homenageada pela Associação Assis Chateaubriand, devido à redação feita para o concurso “Por um Mundo sem Fome”, o mais famoso concurso de redação do Brasil. Em setembro, deste ano, ela ganhou troféu pelo primeiro lugar do Conselho Comunitário do Tatuapé – SP, por causa de seu conto cômico “Tudo ou Nunca Mais”. Neste trabalho, é contada a história de uma mulher que faz uma promessa a Santo Antônio para conseguir um marido.

“Meu sonho é viver da literatura”, conta Mariana, que escreve desde os 14 anos de idade, mas nunca teve uma obra publicada ou vendida em livrarias, além de não ter tempo para exercer a atividade artística por causa do trabalho. “Para ter futuro seguro e tranqüilidade para escrever, preciso de apoio. Nem tudo é um mar de rosas para quem se dedica à literatura”, comentou. As empresas interessadas em apoiar a escritora podem contatá-la pelo e-mail mariana.luiza@globo.com ou pelo telefone 9231-8252.