logo

ESF Nova Holanda lança projeto Retalhos da Vida

03/08/2022 10:35:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

O projeto vai acontecer todas às terças-feiras, das 14h às 16h

O espaço da unidade da Estratégia de Saúde da Família da Nova Holanda realizou, nesta terça-feira (2), a apresentação do novo projeto Retalhos da Vida. O lançamento foi destacado pelas seis agentes comunitárias de saúde (ACS) idealizadoras do projeto. A ocasião contou com a presença de moradores da área e usuários dos serviços oferecidos na unidade.

 O projeto vai acontecer todas às terças-feiras, das 14h às 16h. O objetivo é mobilizar os usuários para questões ligadas à saúde mental e trabalhos manuais que possam levar conhecimentos de técnicas artesanais que, no futuro, possam gerar renda.

Os interessados podem se cadastrar no mesmo dia da atividade, que contará com apresentação de técnicas de crochê, reciclagem, bijuterias, canetas decoradas e produção de peças com retalhos. Os participantes também receberão orientações sobre saúde mental e, em caso de necessidade, serão encaminhados para o serviço social, fisioterapia ou psicólogo.

Para a moradora da Nova Holanda, Maria da Silva Santos, o projeto é muito bem-vindo. "Quero aprender tudo e, quem sabe lá na frente, participar de feiras artesanais para agregar uma renda extra",diz.

O "Retalhos da Vida" é desenvolvido pelas agentes comunitárias Maria da Glória Lima dos Santos, Eloísa dos Santos, Celi Pires, Joice Manhães, Márcia Helena Dames e Rebeca Oliveira. "O foco do projeto é a saúde mental e o acolhimento, como preconiza o Ministério da Saúde. A oficina de trabalho manual terá como destaque a saúde mental, integração e troca de conhecimentos. Com a pandemia percebemos esta necessidade das pessoas ficarem muito sozinhas e o projeto visa mudar esta realidade com acolhimento e um olhar diferenciado. A proposta maior é não deixar o projeto adormecer", ressaltam Maria da Glória e Celi.

Para os gerentes da ESF Nova Holanda, Myrna Bernardo e Fabiano César Diniz, o projeto tem tudo para dar certo.


"Parabenizamos as agentes comunitárias pela iniciativa. O próximo passo é a realização do Bazar Solidário e da programação do Setembro Amarelo", salientou Myrna.



Vale lembrar que, recentemente, a Estratégia Saúde da Família também recebeu a expansão do projeto “Ler também é um ato de saúde”, com a sala de leitura para adultos usuários do espaço. O projeto é um dos vencedores do "I Prêmio Servidores Inovadores” e visa contribuir com a qualidade de vida e mental. Todas às quartas, os usuários podem solicitar empréstimo de cerca de 90 livros que foram doados. Os atendidos podem utilizar as obras durante 30 dias e, durante uma vez ao mês, haverá roda de conversas sobre os relatos dos títulos que foram lidos. Além disso, a ação abrange palestras e troca de experiências. Desde o mês de novembro, funciona um espaço de leitura com cerca de 100 títulos para crianças.

Com o tema “Ler é o melhor remédio”, a iniciativa do projeto “Ler também é um ato de saúde” tem a finalidade alcançar adultos e crianças da comunidade, contribuindo, assim, no processo de desenvolvimento infantil, principalmente quanto ao aspecto cognitivo.


Fotos Relacionadas