A Divisão de Educação e Saúde do Programa de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Estratégia Saúde da Família (ESF), está promovendo nos dias 20, 21 e 27, no auditório do Paço Municipal, a capacitação “Curso de Humanização / Trabalho em Equipe” para Auxiliares e Atendentes de Enfermagem, Atendentes de Consultório Dentário (ACD), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Recepcionistas.
Com o objetivo de melhorar o atendimento na área da saúde, a capacitação durará três dias, manhã e a tarde, e atenderá 300 servidores, incluindo profissionais da serra - 50 por módulo. Desde 1998, quando foi implementada no município a Estratégia Saúde da Família, as capacitações acontecem anualmente. “Promovemos sempre as capacitações, treinando os profissionais para o atendimento” esclarece a coordenadora da Divisão de Educação e Saúde, Nilce Braga Brasil.
A capacitação conta com entrega de material, apresentação de filme sobre humanização, trabalho de grupo, apresentação de esquetes, trabalho em equipe – leitura e coletiva e leitura de textos. A oficina também passa por aspectos do atendimento, ensinando como atender ao cliente, aperfeiçoamento do equilíbrio e da inteligência emocional. E também os sete pecados do atendimento ao cliente, como apatia e não resolução de problemas simples. Mas também pontos fundamentais a um atendimento satisfatório. “A educação serve para isso, melhorar o atendimento, se apropriarem mais dos conhecimentos da área da saúde” afirma a assistente social, Luzia Santana, que também comenta que a educação permanente é uma educação continuada.
A teoria em prática
A agente comunitária do bairro Nova Holanda, Marli Oliveira Pires, responsável pelo atendimento de 134 famílias por mês, diz que a capacitação veio para mostrar, entre outros conhecimentos, que as pessoas devem deixar de lado os problemas pessoais e fazer o melhor trabalho possível: “Somos um pouco de tudo, psicólogo, ouvimos as pessoas, e às vezes, as pessoas só querem ser ouvidas mesmo; com isso, elas se sentem valorizadas, amparadas”, afirma Marli.
O que é humanização
Humanizar é garantir à palavra a sua dignidade ética. Ou seja, características ou sentimentos humanos como as percepções de dor e alegria, ficando de lado a parte mecânica e sistemática. Humanização é um conceito que vem sendo inserido nos processos de administração, instituições e organizações, na execução de uma determinada atividade em grupo, para melhorar os resultados, no recebimento ou execução do serviço.
Em 2003 foi instituído pelo Ministério da Saúde a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS), que tem como objetivo efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos.
Alguns dos valores do HumanizaSUS:
- Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores;
- Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual;
- Luta por um SUS mais humano, porque construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e qualquer um.
Colaborou ; Monica Torres