Espaço Mulher Cidadã busca valorização dos pontos históricos do município

08/07/2022 09:58:00 - Jornalista: Cris Rosa

A ideia é produzir peças artesanais que carreguem a identidade de Macaé

O projeto Cidade em Artes encerra na próxima segunda-feira (11) com a apresentação das peças-piloto criadas pelas artesãs do Espaço Mulher Cidadã, órgão vinculado à secretaria de Políticas para as Mulheres, após as oficinas realizadas durante o mês de junho. A proposta é valorizar os pontos históricos do município através da arte.

A coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Adriana Leclerc, explicou que a ideia do projeto surgiu da necessidade de produzir peças que carreguem a identidade de Macaé. “Todos nós já precisamos, em algum momento, enviar uma lembrança para alguém ou conhecemos um turista que veio visitar a cidade e buscou algo característico daqui. Então, por que não unir essa necessidade ao talento das artesãs no mês em que comemoramos o aniversário da cidade?”, destacou.

No total, 25 artesãs participaram do projeto, que contou com quatro aulas, realizadas no Cetep em parceria com a Secretaria de Qualificação Profissional: duas sobre precificação de forma descomplicada e duas de prática e orientações. A diretora da FeMASS, Gisele Muniz, contribuiu com uma explicação sobre os principais ícones e personagens do município, com o objetivo de estimular a criatividade das artesãs para a produção dos trabalhos e ainda levar conhecimento sobre a história de Macaé.

“A participação da professora Gisele despertou uma curiosidade enorme sobre o município e trouxe ainda mais valor ao trabalho das artesãs, estimulando as aptidões e o aperfeiçoamento. Cada uma conseguiu entender como produzir peças, seja em bordado, biscuit, EVA, pintura, que tenham a nossa identidade e representem os símbolos do município”, ressaltou a instrutora de artesanato do Projeto Mulher Cidadã, Zélia Pizzo.

As peças produzidas pelas artesãs serão expostas durante a programação do aniversário da cidade, entre os dias 27 e 31 de julho, na exposição agropecuária. Segundo a secretária de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, o projeto é também uma oportunidade de levar o nome de Macaé para além do município.

“Além de gerar renda para as mulheres, as peças carregam o nome da cidade. O grande diferencial do Cidade em Artes é que cada produto foi criado com base em pesquisa, estudo e por isso é repleto de muito valor”, afirma.

O Espaço Mulher Cidadã é voltado para a geração de trabalho e renda, com ações interativas com foco educativo, informativo e no combate à violência contra as mulheres. O trabalho desenvolvido propõe a expansão de ações que visem a autonomia, empreendedorismo e sustentabilidade das moradoras de Macaé.


Fotos Relacionadas