Estimular a saúde dentro do conceito de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) como elemento fundamental na gestão de uma empresa ou instituição. Essa é a orientação da médica do trabalho, especialista e gestora em SMS, Maria Christina Rodrigues Menezes, que ministrou palestra sobre “Avaliação de Risco à Saúde” dentro do painel “Gestão de Saúde nas Atividades Offshore”, no final da tarde do segundo dia da Protection Offshore, que é realizada até sexta-feira (9) no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, organizado pela Media Group do Brasil com apoio da prefeitura.
- O homem está na gênese e no resultado e é importante ser visto na sua totalidade, com avaliação física e mental. A saúde não pode ser discutida de forma compartilhada, não pode estar dissociada de outros setores – destacou Christina, que é autora do livro “O sono e o trabalho offshore”, que a prefeitura de Macaé apoiou a publicação, entre várias outras obras médicas.
A especialista citou como equipamento de proteção individual e coletivo o sono, fundamental, na avaliação dela e comprovado em seus estudos médicos, para consolidar o aprendizado e prevenir acidentes. Christina mostrou as conseqüências da privação do sono como influência no desempenho, na concentração e em acidentes.
- Como uma das metas de SMS em empresas, deve ser feita a promoção da saúde física e mental, devemos pensar a saúde como fenômeno biopsicossocial e elemento de colisão de identidade – disse, defendendo a realização de fóruns permanentes de SMS e a importância de ser discutido o sono para minimizar incidentes e impactos.
A médica, que atua em Macaé e Rio das Ostras, informou ainda que na rede de municipal de saúde, está em andamento o projeto para a implantação de um ambulatório do sono e recepção de trabalhadores offshore. “Um grande ganho foi a sensibilização do poder publico na questão da medicina do trabalho, saúde ocupacional e SMS”, observou Christina, que agradeceu o apoio da prefeitura.
O secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, que participou da conferência, ressaltou o esforço dispensado pela médica Christina Menezes em conscientizar técnicos e empresas sobre a importância de considerar o sono como uma ferramenta importante na área de SMS. “Por meio de seus estudos e palestras, ela tem exercido um papel de liderança e conscientização para essa área vital para todos os trabalhadores”, afirmou. O secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, também participou da palestra.
O painel teve como moderador José Carlos Mello, da Esso e como palestrantes, além de Christina Rodrigues Menezes, a gerente de saúde da Shell, Márcia Bandini, que falou sobre “Gestão em saúde do trabalhador” e a especialista Fabiana Abrahão, da Petrobras. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) organiza as conferências.