logo

Espetáculo de balé conta a história da bossa nova nesta sexta

10/06/2015 12:42:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

O Teatro Municipal de Macaé (TMM) apresenta, nesta sexta-feira (12), às 20h, o espetáculo Bossa Nova, Nossa Gente, trazido pelo Projeto Pequenos Talentos. Com coreografias de balé contemporâneo, o espetáculo navega pela história da bossa nova, retratando uma geração de jovens artistas brasileiros que, ao apagar das luzes da década de 50, concretizou o sonho de levar sua música aos quatro cantos do mundo. A coreografia é assinada por Alice Arja. O projeto é promovido pela Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces) que aliando artes a ações socioeducativas atende a 1.200 pessoas. A entrada é franca. O ingresso deve ser retirado na bilheteria do teatro com antecedência de uma hora.

Em 15 movimentos e com duração de 1 hora e 15 minutos, o espetáculo Ballet Contemporâneo “Bossa Nova, Nossa Gente” leva os bailarinos a embarcar no ano de 1968, nas telas de um filme orquestrado por Odeon, um chorinho composto por Ernesto Nazareth, quando animava a sala de espera do tradicional cinema Odeon, no Centro do Rio de Janeiro, com letra de Vinicius de Moraes feita especialmente para a voz da cantora Nara Leão. A partir daí, tornam-se personagens da história desse período e da geração que será refletida nas imagens projetadas e que servem de cenário para toda a narrativa.

O espetáculo termina com a transição da década de 60, uma época marcada pela música “Que maravilha”, relembrando a virada de uma juventude para o início dos anos 70 com as “Águas de Março", simbolizando o fim de um ciclo para enfrentar mais um ano de luta. Pois que a água simboliza também uma “Promessa de vida”, a renovação, dando alusão a uma nova era e a possibilidade de mudanças. Antes de fechar as cortinas, a cena retorna ao início de tudo embalada pela música “Chega de Saudade”, uma canção de 1958, gravada por Elizeth Cardoso, acompanhada ao piano pelo próprio maestro Tom Jobim e o inconfundível violão de João Gilberto.