logo

Esporte e Lazer garante melhoria da qualidade de vida na Academia da Cidade

19/03/2007 17:12:27 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Se você quer ganhar massa muscular, diminuir o percentual de gordura, corrigir a postura, evitando dores na coluna ou melhorar o condicionamento físico, tendo mais disposição para trabalhar, a secretaria municipal de Esporte e Lazer (Semel) tem uma solução: entrar na Academia da Cidade. Para isso, há trabalho em conjunto de cinco avaliadores, uma nutricionista e 30 professores de educação física, resultando em significativa melhoria da qualidade de vida.

Uma das 3.065 pessoas inscritas na Academia da Cidade, a técnica em contabilidade Fabiana Ramos, já alcançou, em três meses, o objetivo inicial de perder nove quilos. “Os professores são atenciosos, simpáticos e rigorosos. Também tive força de vontade, quando me reeduquei na forma de me alimentar”, conta. Ela faz musculação e aeróbica quatro vezes por semana no espaço e diz que ainda faltam cinco quilos para atingir a meta ideal: 65 quilos. Fabiana acrescenta que mesmo não perdendo peso, pode-se estar em vantagem, adquirindo massa muscular.

Para a técnica em esportes da Semel, a professora avaliadora Francini Farah, pós-graduada em avaliação morfofuncional e fisiologia pela Universidade Gama Filho, através das averiguações são detectadas as verdadeiras necessidades dos alunos. “Assim podemos indicar os exercícios corretos para atender os objetivos deles. O nosso trabalho é realizado em periodicidade de três em três meses, quando outras metas são tratadas conforme a nova fase em que se encontram”, comenta.

Entre os trabalhos que os avaliadores executam encontram-se medição de peso e estatura, antropometria, avaliação postural e de percentual de gordura. Através destas avaliações, os alunos adquirem ficha, na qual os professores de educação física baseiam-se para prescrever exercícios, ora de musculação, ora de aeróbica. “É gratificante ver pessoas atingindo seus objetivos (emagrecer ou ganhar massa), numa academia pública e democrática, que economiza custos por ser gratuita”, lembra o professor Frederico Pinheiro Lima, que trabalha no local, situado no Praça Washington Luiz, desde 2002.

Segundo a nutricionista Alessandra Alegre de Matos, o objetivo de seu trabalho é proporcionar reeducação alimentar, visando atender às necessidades individuais. “Também acompanho periodicamente (de três em três meses)”, conta. Ela citou como exemplos de orientações nutricionais dedicadas aos alunos, conselhos como: comer a cada três horas, evitar gorduras saturadas, por exemplo, carne vermelha, leite de derivados integrais, além de frituras, fast food, refrigerantes e guloseimas em geral.

- Digo a eles para ingerirem hortaliças e frutas diariamente, fibras (farelo de aveia, gérmen de trigo e linhaça) e beberem dois litros de água por dia – explica. Uma média de 16 pessoas são atendidas por dia pela avaliação, enquanto 12 passam pela nutricionista diariamente. Além dos alunos da Academia da Cidade, são atendidos pelos avaliadores físicos e pela nutricionista membros de projetos da secretaria de Esporte e Lazer.