logo

Esquema de segurança da Brasil Offshore agrada público

22/06/2005 15:43:28 - Jornalista: Sérgio Lopes

Durante a terceira edição da Feira Brasil Offshore, realizada de 15 a 17 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, a Guarda Municipal, em parceria com a secretaria municipal de Transportes, montou esquema especial de segurança para dar apoio e tranqüilidade aos participantes que, durante os três dias, conheceram as novidades do setor nos 508 estandes instados no pavilhão.

De acordo pessoas que prestigiaram o evento, o esquema de segurança agradou. Para a família Shuller, vinda de Santa Catarina, tudo era impressionante. “É a primeira vez que visitamos Macaé. A estrutura e a beleza do pavilhão são impressionantes. Mas, o que está chamando a atenção é o esquema de segurança. Tem guarda em todos os cantos e isso é importante, pois, nos traz tranqüilidade. Está perfeito”, disse o chefe da família.

Maria Aparecida, vinda de Santos (SP), falou que a presença dos agentes municipais e dos policiais militares a tranqüilizava, pois, havia sempre um perto dela e de suas duas filhas. “Está aprovado. Quanto mais guarda melhor”.

As amigas mineiras Elizabete, Lena e Denise contaram que nunca tinham visto tanto guardas juntos. “Isso é ótimo. Só assim poderemos visitar os stands com segurança e tranqüilidade. Espero que na quarta edição da Feira, o esquema seja o mesmo, ou melhor”.

“Acompanho a Brasil Offshore, desde a primeira edição, em 2001. Naquele ano as pessoas eram conhecidas. Hoje, isso não acontece. Acho esse esquema necessário. Posso trabalhar tranqüilo, pois sei que estarei seguro. O esquema de segurança está funcionando muito bem. Parabéns a Guarda Municipal”, finaliza o expositor Armando Hermes.

Segundo o secretário de Transportes, Fernando Magalhães, a incidência de tumultos foi pequena, durante a Feira, devido à nova política, implementada pela secretaria. “Tornar a fiscalização do trânsito mais educativa do que punitiva foi a orientação que a administração municipal nos passou. O contingente de pessoas nos três dias do evento, correspondeu a 40% a mais em comparação a feira passada”, informou.

Para o diretor-presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco de Carvalho, o trabalho em conjunto com as demais secretarias foi fundamental para atingir as metas traçadas pelo governo. “Nós agradecemos a todos que colaboram. Cada um cumprindo seu papel convergiu para o sucesso da Feira. O mundo vai levar essa imagem de segurança e daquilo que todos fizeram para que Macaé realizasse o evento, recebendo todos com tranqüilidade”, disse.



O Esquema

Trabalharam nas imediações do Centro de Convenções, cerca de 120 homens entre a guarda municipal e da secretaria de Transportes que utilizaram detector de metais para impedir a entrada de armas no interior dos dois pavilhões. Os Agentes tiveram ainda o apoio das polícias Federal, Militar, Rodoviária e do Corpo de Bombeiros. Os agentes orientaram o trânsito na rodovia Amaral Peixoto, bem como, na chegada e saída dos motoristas do Macaé-Centro.

No Centro de Convenções a segurança contou com um circuito interno como nove câmeras de tvs, transmitindo imagens ao centro de operações. Os guarda posicionados em locais estratégicos tinham uma visão geral do público.