logo

Estação de Bombeio terá capacidade ampliada em seis vezes

26/10/2007 11:00:08 - Jornalista: Janira Braga

A Estação de Bombeio localizada na Rua Télio Barreto, no Centro, será ampliada pela prefeitura para atuar com capacidade seis vezes maior. A informação foi passada nesta sexta-feira (26) pelo secretário Executivo de Obras, Tadeu Campos, que junto com o secretário Especial de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, vistoriou o funcionamento das duas bombas que hoje funcionam na estação. Cada uma escoa 1,5 mil litros de água por segundo.

- Vamos fazer uma passagem para a água na mesma medida do canal e dar continuidade ao canal que hoje tem uma interrupção sob a Rua Télio Barreto, onde há um estrangulamento que retarda o tempo que a água chega até as bombas. Com a obra, a capacidade das bombas vai para 18 mil metros cúbicos por segundo – explicou o secretário de Obras.

De acordo com Tadeu Campos, a Estação de Bombeio terá uma reserva para o armazenamento da água e em seguida, segue a vazão para o Rio Macaé. As bombas da estação da Rua Télio Barreto escoam a água do canal Fábio Franco, que coleta as águas vindas de bairros ribeirinhos à linha do trem como Visconde, Miramar, Campo D’Oeste, Costa do Sol, Rivieira, Maringá, parte do Novo Horizonte, parte do Centro, além das ruas Silva Jardim e Francisco Portela.

Os outros dois canais da cidade são o Jesuítas e o canal localizado nas proximidades do Forte Marechal Hermes. A água pluvial que chega ao canal dos Jesuítas deságua na Praia do Forte e a água do canal do Capote, que recebe as águas do Riviera, Glória, São Marcos, Aroeira, Morro de São Jorge, Morro de Santana, Botafogo, Malvinas deságua no Rio Macaé.