Estação de Tratamento da Linha Verde fica pronta em dezembro

23/05/2005 15:40:34 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A secretaria de Obras de Macaé retornou os trabalhos de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Linha Verde. Até dezembro a estação estará em pleno funcionamento, atendendo 120 mil habitantes. A ETE vai ocupar uma área de 60 mil metros quadrados, com dois módulos de 100 e 120 litros por segundo, respectivamente.

Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, além da estação da Linha Verde, está em estudo um projeto para a construção de uma mini-estação de tratamento, na Vivendas da Lagoa, próximo ao terminal de ônibus urbano. A mini-estação tratará os efluentes dos bairros do Mirante da Lagoa, São Marcos, Vivendas, Morada das Garças e parte do Novo Cavaleiro, até que fique pronta a ETE da Linha Verde.

Por ser uma mini-estação tem entre outras vantagens a possibilidade de ser levada para outro lugar. “O custo é menor e mais eficiente”, conta Tadeu, lembrando que a unidade pode ser dimensionada de acordo com o número de habitantes.

Para a ETE do Aeroporto, o secretário disse que será instalado um equipamento de desumidificador (secador que tira o liquido do lodo). Conforme Tadeu, hoje o trabalho é feito em tanques que secam o lodo ao sol. “Além de demorar muito, ainda causa um mau cheiro e mosquito”, observa o secretário. “O equipamento aumenta a eficiência do descarte e não depende de ter ou não sol”, avalia.

De acordo com Tadeu, o prefeito Riverton Mussi estuda a possibilidade de tirar a ETE da área central do bairro e deslocar a unidade para um terreno da Infraero no mesmo bairro. Aumentando a qualidade de vida da população.