Estado habilita IMMT para analisar água do município

23/10/2013 15:02:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia possui laboratório de alta tecnologia

O laboratório do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) deve ser habilitado, por meio do Estado, para operacionalização das análises da vigilância da qualidade da água do município. Atualmente, as coletas de amostras, realizadas pela Vigilância Sanitária, são encaminhadas para o Laboratório Central Noel Nutels, localizado no Rio de Janeiro.

A partir da habilitação do laboratório do IMMT, o município ampliará suas ações relacionadas à gestão e ao controle da qualidade da água. “Além de estabelecer limites para a quantidade de pontos amostrais semanais, sua distância em relação à cidade dificultava o encaminhamento do material que precisa ser enviado em até 24 horas. Com isso, as coletas de amostras eram restritas”, ressalta o coordenador técnico da Vigilância Sanitária, Ângelo Luz.

Com o aumento da demanda e do controle de qualidade da água para consumo humano, conforme Portaria MS 2914/11, servidores da Vigilância Sanitária de Macaé participarão de curso de aperfeiçoamento para análise da qualidade da água, que acontecerá no IMMT.

A primeira etapa do curso acontece nesta semana. O curso vai abordar questões relacionadas à análise dos parâmetros físico, químico e microbiológicos de acordo com a Portaria MS 2914/11 e Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.

Vigilância - O setor de Saneamento da Vigilância Sanitária realiza o trabalho de fiscalização de potabilidade, controle e análise da água dentro da lei 2914/2011. Duas vezes por semana, a equipe faz a coleta da água na rede de distribuição da concessionária que abastece a cidade. É feita a analise físico-química para avaliar a turbidez, cloro, PH e cor, como também análise microbiológica na qual são verificados os coliformes totais e a bactéria e-cole.

A divisão de saneamento responde ainda pelo licenciamento das estações de tratamento de água dos órgãos públicos e privados, além da fiscalização e licenciamento da captação e engarrafamento de água mineral. A Coordenação de Vigilância Sanitária conta com as divisões de farmácia, saúde, resíduos, água e saneamento, arquitetura e alimento.