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Estão abertas as inscrições para os cursos e atividades do ‘Verão com Ciência 2011’

30/11/2010 10:41:54 - Jornalista: Andréa Lisboa

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do “Verão com Ciência”, um projeto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem como objetivo estreitar os laços entre a universidade e a comunidade dando acesso à população através de 35 atividades de formação continuada gratuitas. O prazo para as inscrições, que podem ser feitas pela Internet, é 31 de janeiro. Estão sendo oferecidas 970 vagas.

O ‘Verão com Ciência 2011’ acontecerá de 7 a 25 de fevereiro, na Cidade Universitária, no bairro Granja dos Cavaleiros; no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental (Nupem/UFRJ), no bairro São José do Barreto; no Colégio Estadual Luiz Reid, no Centro, e na Incubadora de Cooperativas, na Ajuda de Baixo. Cerca de 1.300 pessoas já participaram do Verão e do Inverno com Ciência. Para se inscrever é necessário acessar o site www.ufrj.br/macae.

O secretário de Educação, Guto Garcia, ressalta que a parceria entre o município e o governo federal, através das universidades, beneficia toda a sociedade. Ele enfatiza o apoio da Prefeitura de Macaé às ações das instituições de ensino superior instaladas na Cidade Universitária:

- A UFRJ, desenvolvendo projetos como o ‘Verão com Ciência’, que teve sua primeira edição em janeiro de 2009, e o ‘Inverno com Ciências’, tem objetivos comuns aos nossos: promover a formação continuada e o aperfeiçoamento não apenas de alguns poucos que conseguem alcançar o ensino superior, mas de todos os que buscam qualificação. Nós incentivamos os funcionários e servidores municipais a participar e se qualificarem. Isso será bom para suas carreiras e para a melhoria do atendimento à população. Na Educação, por exemplo, esses conhecimentos já estão sendo aplicados em sala de aula, ressalta.

A coordenadora geral de Extensão, Cristiane Teixeira, explica que a proposta do projeto, que abrange várias áreas de conhecimento, é proporcionar o aprimoramento, tanto na vida profissional, quanto na pessoal, de membros da comunidade, especialmente daqueles que não tiveram acesso aos conhecimentos produzidos pela universidade, através de ingresso no ensino superior. “O ‘Verão com Ciência’ visa especialmente compartilhar os resultados de estudos e de pesquisas desenvolvidos por docentes e alunos da instituição’, diz. As atividades serão ministradas por 45 docentes, em sua maioria doutores em suas áreas de conhecimento, com o suporte de 40 técnicos e de 40 alunos dos cursos de graduação da UFRJ.

O último ‘Verão com Ciência’, que aconteceu em janeiro deste ano, contou com a participação de cerca de 800 pessoas e o ‘Inverno com Ciência’, realizado em julho, formou aproximadamente 500 cursistas. A programação deste ano está bastante diversificada. Ela encontra-se disponível no site da Fundação Educacional de Macaé (www.funemac.edu.br). Mais informações pelo telefone 2796-2564 ou e-mail: extensão@macae.ufrj.br.

Programação

A programação do ‘Verão com Ciência 2011’ atende a interesses em áreas variadas, mas em especial as de saúde e educação. Em 2011, serão oferecidas as seguintes atividades: ‘Alimentação no primeiro ano de vida: introdução de alimentos adequados para um crescimento saudável’ (carga horária: 8h), para alunos de graduação, profissionais de saúde, comunidade em geral; ‘Cinema à mesa’ (12h), para alunos de graduação, professores e demais interessados no tema com idade superior a dezoito anos; ‘Conhecendo o seu cérebro: do desenvolvimento às suas patologias’ (8h), população em geral; ‘Desafiando noções de gênero e aprendendo inglês: re-escrevendo histórias de preconceito’ (27h) - Os candidatos a uma vaga no curso devem ter, no mínimo, inglês intermediário - ‘Descomplicando os cálculos Estequiométricos’ (18h), para alunos de graduação e professores de química do ensino médio; ‘Oficina: educar crianças para a vida no Trânsito: a cidadania começa na infância’ (4h), para professores e auxiliares do ensino infantil e demais interessados; ‘Era uma vez... Desenvolvendo a habilidade de contar histórias para o dia a dia’ (9h), para todos interessados em vivenciar a arte de contar histórias; ‘Palestra: exploração do petróleo no Norte fluminense: técnicas, impactos e soluções’ (8h), para profissionais da área, estudantes e interessados; “Informática básica para a melhor idade (4h), para pessoas com idade superior a 60 anos; ‘Introdução ao uso de programas estatísticos para análise de dados’ (12h), para alunos dos cursos de Saúde em geral e demais interessados com conhecimentos básicos de aplicativos da interface Windows e de Estatística Básica; ‘Medicamento: o que você precisa saber ... ‘(8h), aberto à população ‘Metralha e baioneta: a evolução das tecnologias, táticas e estratégias de guerra na Europa, 1618-1918’ (9h), para professores e profissionais da história, militares, ativos ou aposentados, profissionais da área de segurança, interessados em história e assuntos militares em geral; ‘Oficina: monitorando o crescimento de crianças e adolescentes pela antropometria’ (12h), para alunos de graduação e profissionais de saúde com ênfase nos agentes comunitários em saúde; ‘Curso: nutrição na terceira idade’ (8h), para pessoas com ensino médio e agentes comunitários de saúde; ‘Práticas alimentares saudáveis: aprendendo com os rótulos dos alimentos’ (8h), para o público em geral; ‘Probabilidade e estatística’ (16h), para profissionais das diversas áreas do conhecimento, estudantes para vestibulares e concursos e demais interessados em aprofundar os estudos; ‘Problemas mais comuns na Amamentação: como evitá-los?’ (5h), para gestantes, puérperas, profissionais de saúde e alunos de graduação; ‘A química e o meio-ambiente: uma Abordagem experimental’; (40h), para estudantes do Ensino Médio; ‘Sistematização da assistência em enfermagem: novidades, desafios e práticas’ (8h), para enfermeiros e acadêmicos do curso de Enfermagem; ‘Tá certo, tia? O professor como mediador do aprendizado da língua escrita’ (8h), para profissionais da área de educação, ‘O uso de propostas pedagógicas lúdicas e reflexivas no aprendizado da língua escrita’ (8h), também para profissionais da área de Educação, ‘Ventilação mecânica em neonatologia’ (8h), para profissionais e acadêmicos da área da saúde; ‘Uma abordagem através do ensino Científico da biologia de artrópodes vetores de doenças: mosquitos, barbeiros e carrapatos’ (18h), para professores e alunos do ensino público; ‘Avaliação crítica de literatura científica (8h), para estudantes de graduação de áreas Biomédicas’; ‘Deficiência auditiva: uma questão de saúde pública’ (10h), para alunos de graduação, profissionais de saúde e adultos com interesse no tema; ‘Fisiologia renal na saúde e na doença’ (12h), para alunos de cursos de graduação e pós-graduação da área biomédica e profissionais da área de saúde; ‘Modelagem molecular de macromoléculas’ (8h), para alunos de graduação em Biologia, Farmácia e Química; ‘Oficina: técnicas de amostragem de artrópodes terrestres (com ênfase em aracnídeos) para estudos de avaliação de biodiversidade e monitoramento ambiental’ (8h), para alunos de biologia ou ciências ambientais; ‘Um dia em jurubatiba: história, ecologia e sensibilização’ (6h), para Jovens e adultos; ‘Oficina: aproveitamento integral dos alimentos’ (8h), para a comunidade acadêmica e local; ‘Alimentos diet & light’ (8h), também para a comunidade acadêmica e local; ‘Como usar a soja na sua alimentação’ (8h), para comunidade acadêmica e local; ‘Oficina: conversando sobre amamentação: dúvidas e curiosidades para homens e mulheres’ (8h), para a comunidade em geral; ‘Prevenção e cuidado no campo das DST/Aids: perspectivas recentes na atuação no campo da saúde e educação’ (15h), para profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação e afins; ‘O papel da experimentação no ensino de ciências’ (12h), para professores da educação básica, estudantes de graduação e demais interessados.