Os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são a pauta principal do projeto “Encontros”, que é constituído de palestras e debates, e está sendo realizado em 41 unidades da rede municipal de ensino. Uma delas é a Escola Professora Maria Isabel Damasceno Simão, situada no Centro, onde, nesta terça-feira (6).foi ministrado o “Encontros” para 90 pais e responsáveis dos alunos do 8° ano de escolaridade. Entre os assuntos abordados, está a “Disciplinarização da Infância no Brasil”
O projeto é direcionado aos pais dos estudantes dos 7° e 8° anos de escolaridade, além de funcionários e professores. A programação coordenada pela equipe de Orientação Educacional da escola consiste em reuniões voltadas para assuntos de relevância para o contexto escolar como “Pertencimento Étnico” e ”Sexualidade”.
De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, este trabalho faz parte de uma série de ações da secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo a formação para a cidadania. "Estas palestras são extremamente importantes, não só para os pais dos alunos que participam, mas também para os estudantes das unidades", ressaltou.
Segundo a diretora da unidade, Lucy Caldas, programações como essas são mais do que positivas para interação de profissionais da educação e pais de alunos. “Seguimos a proposta da secretaria de Educação de atuar com temas transversais e palestras voltadas para ética, cidadania, disciplina e construção de valores. Estas questões são de suma importância para que os responsáveis pelos nossos estudantes saibam destacar e dialogar com os alunos”, disse. “Nossos professores e pais de alunos ficam muito motivados e se mostram dedicados diante de todas estas abordagens”, completou.
Para a orientadora educacional da escola, Sandra Helena de Araújo Lima, o projeto, que vai abranger mais de mil estudantes, é fundamental para que os pais fiquem informados sobre temas que fazem parte do cotidiano dos alunos. “Estamos alcançando resultados positivos com este projeto”, salientou.
Já a coordenadora de Orientação Educacional da rede, Eronei Leite, ressaltou que o Secretário de Educação, Guto Garcia, fez questão de aliar este projeto à Escola de Pais com o objetivo de levar debates sobre a cidadania. “A rede municipal forma os 41 orientadores educacionais, através de palestras e estudos dirigidos, que são realizados na sede da Secretaria de Educação. Desta forma, os profissionais da rede são capacitados para multiplicar informações junto aos pais e funcionários das escolas municipais”, explicou.
A próxima etapa vai acontecer na quarta-feira (14), das 9h às 11h, para os responsáveis dos alunos do 7° ano de escolaridade. O estatuto dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, e regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal.