Vanderlei Ribeiro da Silva, de 73 anos, participa dos programas de diabetes e hipertensão da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Cajueiros. Nesta terça-feira (12), prestigiou, vestido de azul, as atividades em alusão ao Novembro Azul promovidas pela unidade na Segunda Igreja Batista.
A história de Vanderlei é de vitória e superação – ele venceu o câncer de próstata sem a necessidade de radioterapia e quimioterapia e hoje incentiva os colegas a utilizarem a prevenção para cuidar da saúde. “Como estava no começo, não foi necessária a radioterapia e sempre falo para o pessoal a importância dos exames regulares para detectar precocemente qualquer alteração”, disse, pontuando que a conscientização e a informação são aliadas na prevenção.
Jorge Luís Oliveira, de 71 anos, do programa de hipertensão da ESJ Cajueiros, faz aulas de alongamento pela prefeitura e estava vestido de azul da cabeça aos pés para a atividade em grupo desta terça. “A palestra de hoje nos ensina a manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e a prática de exercícios, o que é fundamental para a saúde masculina”, afirmou.
De acordo com a enfermeira e a gerente da unidade, Lorrainy Fagundes, a ESF já tem um trabalho ativo com os usuários sobre prevenção e promoção da saúde. “Hoje estamos utilizando essa data do mês de novembro, que é um dia fixo da unidade, para fazer promoção e prevenção em grupo e estamos trabalhando o Novembro Azul em cima da cartilha do Ministério da Saúde”, informou Lorrainy.
A gerente da ESF explicou na palestra desta terça-feira o que é o câncer de próstata, sinais e sintomas e o que a atenção básica visa: a prevenção. “É relevante citar que alimentação saudável, atividade física e consulta de rotina são fundamentais para a detecção precoce e prevenção do câncer de próstata. A conscientização sobre a saúde masculina é um dos principais objetivos do Novembro Azul e a participação ativa da comunidade é essencial para que possamos reduzir os índices de incidência e trabalhar na prevenção desta enfermidade", concluiu Lorrainy.