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Estratégias especiais melhoram a educação em áreas de risco social

16/05/2011 16:45:06 - Jornalista: Andréa Lisboa

O Colégio Municipal Eraldo Mussi, localizado no bairro Malvinas, que é considerado área de risco social, é uma das unidades escolares da rede municipal de ensino de Macaé que tem conseguido melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem por meio de práticas pedagógicas diferenciadas. Essas ações são patrocinadas por verbas federais do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) com o suporte de investimentos municipais.

O PDE tem como meta assegurar que a equipe escolar trabalhe para atingir os mesmos objetivos e também para que avalie e adeque suas estratégias em resposta a essas constantes avaliações. O plano estratégico do Ministério da Educação (MEC) prevê um repasse de verbas em duas parcelas para as escolas que estejam cumprindo as etapas estabelecidas e que tem como base um plano de ações elaborado por cada unidade.

O Eraldo Mussi é uma das unidades que cumpriu todas as metas da primeira etapa e, com a verba da segunda, R$ 13 mil, já começou a executar as ações desta fase. As estratégias acontecem de forma complementar e tem foco nos objetivos do plano de ações da escola. Esse plano é elaborado pelo comitê escolar, constituído pela equipe docente do colégio, tem a colaboração dos coordenadores da Secretaria e a aprovação do conselho escolar.

Uma das práticas integradas previstas nesta fase será um passeio ao Planetário da Gávea, no dia 26, para quarenta crianças do 4º e do 5º ano. Também vão acontecer: uma ida ao Museu Imperial e outra em área de preservação ambiental permanente do município. A diretora há 7 anos, Márcia Cristina do Nascimento, destacou outras aquisições, como a de livros para alunos com necessidades educacionais especiais e de cultura e arte; equipamentos de laboratório de ciências, uma máquina copiadora, figurinos e material para cenografia.

Doze escolas do município consideradas prioritárias pelo Ministério da Educação (MEC) por apresentarem necessidade de melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) recebem os repasses federais. “Todas as favorecidas com verbas do PDE estão cumprindo as metas que estabeleceram em seus planos de ação. A parceira entre os governos municipal e federal está mostrando resultados”, ressaltou o secretário de Educação, Guto Garcia.

A subsecretária Pedagógica de Educação, Gelda Tavares, pontuou que a preocupação do Ministério da Educação é que essa verba seja aplicada em benefício do aluno. “Isso está sendo feito, com aquisição de livros, com atividades culturais, entre outras ações. Uma excursão, por exemplo, envolve a autoestima da criança e amplia sua visão de mundo”, disse. Ela destacou também, entre outras estratégias, a rádio comunitária e o “escovódromo”, para a saúde bucal, da E.M. Professor Samuel Brust.

A diretora do C.M. Eraldo Mussi enfatiza a importância do projeto:

- Essas ações estão fazendo o diferencial. Nós temos certeza de que um trabalho monitorado e também essa mudança no fazer nos favorecem o resgate dessas crianças. Com os passeios, por exemplo, que são antecedidos de atividades pedagógicas, pretendemos ligá-los ao mundo além das comunidades e apresentar outras perspectivas de vida, disse.

Ela considera que práticas inovadoras tornam a escola mais atraente, o que é fundamental para um colégio em área de risco social. O Eraldo Mussi atualmente atende a 331 alunos do 1º ao 5º ano, além de 58 do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos. Uma das ações que teve destaque no plano foi a elaboração e a aplicação de avaliação em leitura e escrita e elaboração de estatísticas a partir dos resultados para acompanhamento do MEC. A escola participa do PDE-Escola desde 2008, quando elaborou seu primeiro plano de ações. A partir de então os professores participam da formação continuada oferecida pelo programa