Estreia da Orquestra-Escola é aclamada na Mostra EMART 2014

11/12/2014 16:55:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

O I Concerto da Orquestra-Escola, da Fundação Macaé de Cultura, realizado no encerramento da Mostra EMART 2014, lotou o Teatro Municipal de Macaé, na última terça-feira (9), recebendo aclamação de todos os presentes, e impressionando o público pela diversidade de talentos em sua noite de estreia. “Foi um momento de muita emoção, e também de concretização de um sonho antigo da EMART: a criação de uma orquestra formada somente por alunos”, disse a regente Thais Muniz.

A mostra de fim de ano da Escola de Artes Maria José Guedes (EMART) apresentou ainda exposições de Pintura, Flauta-doce, Grupo de Cellos, Grupo Violino, o Grupo de Choro, o Coral da Cidade de Macaé, a Orquestra Popular de Macaé e a esquete “Antes da Missa” (Machado de Assis). As práticas de MPB, Piano e Voz, Piano e Trombone, Voz e Percussão, Prática de Grupo também fizeram parte da mostra com breves apresentações, levando a música para toda a extensão do primeiro piso do Centro Macaé de Cultura. O prédio abriga o Teatro Municipal, a Galeria de Artes Hindemburgo Olive e a Fundação Macaé de Cultura.

Os alunos da Orquestra-Escola aprendem os primeiros passos de como funciona uma orquestra. Aprendem a se ouvir, desenvolvem senso de coletividade e vivenciam a música em seu sentido pleno. O Grupo tem atualmente 33 alunos, e ex-alunos da EMART, de faixas etárias distintas, e ainda há vagas disponíveis para quem quiser participar. A partir do próximo ano, a Orquestra-Escola fará apresentações nas escolas da rede municipal, e receberá inscrições de alunos de rede municipal.

A Orquestra-escola possui formação sinfônica. Em geral, esta formação compreende quatro grupos de instrumentos: as cordas (que incluem violinos, violoncelos, violas, contrabaixos, harpas e pianos), as madeiras (flautas, flautins, oboés, clarinetes, fagotes, contrafagotes e cornes-ingleses), os metais (trombones, trompetes, trompas e tubas), e os instrumentos de percussão (tímpanos, pratos, entre outros).