logo

Estresse é tema de palestra da rede municipal de ensino

09/12/2011 09:15:20 - Jornalista: Joice Trindade

A atuação em sala de aula e os sintomas do estresse são os temas abordados nas palestras que estão sendo ministradas nas unidades municipais Ciep Professor Darcy Ribeiro, na Nova Holanda e Eraldo Mussi, nas Malvinas. A programação desenvolvida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, tem o objetivo de destacar aos professores os fatores do estresse e como saber manejar situações adversas em salas de aula, que podem acarretar problemas emocionais.

A previsão é que o programa seja ampliado no próximo semestre letivo para outras escolas da rede municipal de ensino. Segundo o secretário de Educação, prof. Guto Garcia, uma das finalidades da rede municipal de ensino é desenvolver um trabalho preventivo ou de orientação para tratamento psicoterápicos.

- A idéia central é otimizar a qualidade de vida dos professores que lecionam no município. Estamos com a proposta de ajudar aos indivíduos a saber manejar e superar o estresse emocional. Por isso, elaboramos esta programação, que conta com auxílio de profissionais preparados para orientar sobre questões específicas. O professor é confrontado com diversos agentes estressantes e, por isso, a Secretaria de Educação está oferecendo apoio às pessoas envolvidas em conflitos no ambiente de trabalho para contribuir com o contexto educacional, destaca.

Na próxima quarta-feira (14), a programação será realizada no Ciep situado na Nova Holanda. Já na quinta-feira (15), será a vez dos educadores da unidade Eraldo Mussi. Todas as palestras acontecem das 11h30 às 13h, durante os horários de atividades dos educadores.

Na quarta-feira (8), cerca de 30 professores do Ciep Darcy Ribeiro participaram da palestra. Na ocasião, a equipe técnica da Subsecretaria de Ensino Fundamental distribuiu questionários padronizados com perguntas que serão avaliadas com a finalidade de apontar os níveis e existência do estresse.

Para as integrantes da equipe técnica, a psicóloga palestrante Helga Rodrigues e a servidora da área de saúde, Egla Meireles, todos os questionários serão analisados para que, posteriormente, os professores sejam orientados a procurar tratamentos médicos psicológicos ou saberem administrar o estresse para que o problema seja amenizado ou minimizado.

- O inventário do estresse vai contribuir para uma análise mais profunda. O estresse dos professores se manifesta de diferentes formas, portanto é importante que esses profissionais fiquem atentos, buscando identificar se estão inseridos nesse grupo, ressalta Helga Rodrigues.

De acordo com pesquisas o estresse emocional tem que ser observado por aqueles que atuam nas mais diversas profissões. “Quando o nível do estresse passa de determinado limite as coisas complicam. Por isso, estamos empenhados em levar ao educador para uma auto-avaliação para que com isso ele perceba até que ponto está predisposto ao desgaste e ao estresse emocional”, finaliza a psicóloga.