A Prefeitura de Macaé, através do Fumdec, vai lança no dia 13 de junho, a campanha “Quero ser grande”. Segundo a coordenadora do setor social do Fumdec, Bárbara Monteiro, a campanha, que prossegue até o dia 22, é uma das etapas do Programa Bolsa Universitária, onde os estudantes comprometeram-se a fazer uma ação social, a cada semestre, com as instituições subvencionadas da prefeitura.
Participam do evento estudantes de cursos superior e técnico profissionalizante contemplados no programa Bolsa Universitária /Profissionalizante –Estuda Macaé, com uma bolsa de estudos no valor de R$ 350 mensais. Eles farão arrecadação de alimentos não perecíveis e livros que serão doados às instituições subvencionadas pela prefeitura.
- Paralelo e este trabalho será feita uma mobilização junto à sociedade sobre os trabalhos desenvolvidos pelas instituições sociais em Macaé – explica Bárbara.
A campanha “Quero ser grande” arrecadará livros, de qualquer natureza, novos e usados, que serão destinados aos acervos bibliotecários das instituições. Os postos de arrecadação de livros serão Loja 1 do Centro Macaé de Cultura e no hall do Paço municipal (sede da prefeitura), das 8h30 às 17h. Caberá também aos bolsistas a divulgação através de folders sobre o programa de acesso educacional mantido pela prefeitura.
- Espera-se com isso que a população possa ter no Estuda Macaé a garantia de oportunidade de inclusão profissional - afirma a coordenadora
.
O programa - Idealizado pelo Governo Municipal, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (FUMDEC), o Programa Estuda Macaé - Bolsa Universitária/Profissionalizante foi criado pela Lei no 2.771/2006 com o objetivo de conceder bolsas de estudo a pessoas com renda familiar insuficiente ao custeio educacional.
De caráter social e educacional, o programa na primeira etapa de seleção, em meados de 2006, recebeu cerca de 600 solicitações de bolsas, sendo aprovados 148 bolsistas que apresentaram a documentação completa, atendendo aos requisitos do edital de cadastramento. Uma nova convocação, através de edital, garantiu nova seleção e conseqüente aprovação de mais de 172 bolsistas, chamados em 26 de abril de 2007, após apresentação de documentação completa. São mais de 300 estudantes com oportunidades reais de crescimento profissional.
Atualmente existem bolsistas do Estuda Macaé matriculadas nas seguintes instituições de ensino superior: Universidade Estácio de Sá – UNESA (Fisioterapia, Educação Física, Planejamento e Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Petróleo e Gás, Engenharia de Petróleo, Administração e Direito); Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos – FeMASS (Sistemas de Informação); Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Administração de Empresas); Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé – FAFIMA (Pedagogia e Letras); Educon (Administração de empresas, Ciências Contábeis, Serviço Social, Letras, Pedagogia e Matemática); Universidade Cândido Mendes – UCAM em parceria com a FUNEMAC (Normal Superior e Pedagogia); Escola Teológica Redemptoris Mater – ETRM (Teologia). E nas instituições habilitadas com cursos técnicos: Senac; Instituto Nossa Senhora da Glória; Colégio Bruno Ostmann – CBO; Escola Técnica José Rodrigues da Silva; Centro Educacional Especializado em Saúde – CEES e Centro Educacional de Formação em Saúde – CEFS.