O anúncio feito pelo prefeito Riverton Mussi que, a partir de agora, a Faculdade Municipal Professor Miguel Silva Santos (FeMass) é pública, sem cobrança de mensalidade, surpreendeu os alunos que lotaram o auditório do Complexo Universitário, na noite de quinta-feira (28). A medida é mais um investimento da prefeitura na educação e beneficia diretamente cerca de 600 alunos da Femass.
Para a estudante Evelyne Vieira, que cursa o segundo período de Administração, a iniciativa da administração pública é um avanço no setor educacional.
– A notícia foi emocionante. É uma oportunidade única que estamos recebendo, de cursar uma boa faculdade, com ótimo ensino e com toda infra-estrutura, tudo isso de forma gratuita. Isso comprova que a educação em Macaé, em especial o nível superior, está evoluindo – disse a universitária.
Já para o aluno do curso de Sistema de Informação, Renan Borges, o anúncio foi recebido com surpresa. Segundo Renan, estudar em uma faculdade pública em Macaé era apenas um sonho.
– Jamais esperava que Macaé tivesse uma faculdade pública. Hoje tudo mudou. Com esta medida, podemos gastar o que investíamos nas mensalidades em cursos, especializações e transporte – afirmou Renan.
Segundo os números, no Brasil apenas 10% dos alunos cursam uma faculdade e destes, apenas 2% se formam em faculdades públicas. Com o anúncio, Macaé tem a única Faculdade Municipal gratuita do país.
Além disso, a criação da Faculdade Municipal gera um efeito cascata em toda sociedade. Com melhor qualificação, os alunos têm mais acesso ao mercado de trabalho, movimentando a economia local e diminuindo os índices de violência.
– Os estudantes macaenses estavam precisando de um olhar mais atento do governo municipal. Com a implementação da Faculdade Municipal gratuita, todos os alunos terão condições de cursar uma universidade e obterem a qualificação profissional necessária para preencher as exigências do mercado de trabalho – declarou Cristiane Ferreira, aluna do primeiro período de Engenharia de Produção.