Foto: Rui Porto Filho
A proposta do exame é democratizar o acesso ao programa
Cerca de 1,2 mil estudantes participaram na manhã deste domingo (5) das provas do Programa Bolsa Estágio, realizadas na Cidade Universitária. Mayara Magre, 22 anos, disputa pela primeira vez uma vaga na área de Logística. Ela está no 6º período do curso técnico e, quando soube do processo seletivo pela internet, fez sua inscrição. Para a estudante, o estágio, além de ser remunerado, é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. “Tenho sempre interesse em aprender mais e o estágio nos proporciona isso. É uma ótima oportunidade e na região é a primeira prefeitura que tenho conhecimento de estar conduzindo o processo seletivo desta forma”, ressaltou Mayara.
O exame é organizado pela prefeitura, com coordenação da secretaria de Administração. A proposta é democratizar o acesso ao programa e, ainda, dar transparência ao processo.
O gabarito preliminar de todos os cursos técnicos e ensino superior, com exceção do curso de Direito, será divulgado nesta segunda-feira (6). A prefeitura adquiriu um software que corrigirá todas as provas objetivas automaticamente. O resultado sairá no dia 15 de maio e os recursos podem ser encaminhados até o dia 17 de maio. O resultado final está previsto para o dia 22.
Já para os candidatos da área de Direito, que realizaram exame discursivo, no dia 14 de maio haverá vista de prova, com publicação de resultado prévio no dia 16 de maio. Os recursos podem ser feitos até o dia 20 de maio e a divulgação da decisão dos mesmos será no dia 24 de maio. A classificação final está programada para o dia 27 do mesmo mês.
A comissão organizadora do exame de seleção foi formada por 120 profissionais. Cerca de 20 salas de aula foram disponibilizadas para a aplicação do teste, elaborado pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac). O processo consistiu em única etapa, de caráter classificatório, contendo uma prova escrita, composta de 50 questões objetivas, sendo 20 questões de Português, 20 questões de Matemática e dez questões de conhecimentos gerais. Cada questão valerá dois pontos.
As vagas serão destinadas ao cadastro de reserva do município e, na medida em que surgirem vagas, poderão ser convocados a estagiar, por ordem de classificação, os candidatos aprovados, de acordo com as necessidades da administração pública, considerando-se os percentuais destinados aos candidatos portadores de deficiência.
Os estágios terão validade até 30 de novembro deste ano, podendo ou não ser renovados, de acordo com a Lei Municipal nº 2.853/2006. A carga horária semanal será de 20 horas: quatro horas diárias compatíveis ao horário escolar dos estagiários.
Os aprovados devem estar matriculados e frequentando regularmente, no mínimo, o primeiro semestre do penúltimo ano do curso de nível superior, técnico de 2º grau ou profissionalizante, vinculado ao ensino público ou particular. Também devem apresentar comprovação de residência em Macaé, comprovante de votação na última eleição (comprovação de pleno gozo dos direitos políticos) e apresentação de currículo e de histórico escolar atualizados.
Estagiários de Medicina e Odontologia vão receber dois salários mínimos. Para as outras áreas de nível universitário, o valor é de um salário e meio e, para os cargos técnicos, o valor será de um salário mínimo.
O Exame de Seleção de Estagiários terá validade de um ano, a contar da data da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da secretaria de Administração. Na hora em que conseguir a vaga, o estudante assina o Termo de Compromisso Individual junto ao governo municipal com a interveniência obrigatória da instituição de ensino. A partir da assinatura do termo é que o estágio será firmado.
Estrutura
Para a realização do exame de seleção, a Prefeitura de Macaé contou com o acompanhamento de diversos órgãos fiscalizadores do município. Entre eles, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara Municipal e Procuradoria do município. Além disso, todos os fiscais das provas passaram por curso de qualidade de fiscalização, realizado na Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim).
Desde o início da organização do processo de seleção, outros órgãos também apoiam a organização: secretarias de Governo, Comunicação, Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Fundação Macaé de Cultura, Defesa Civil, gabinetes do prefeito e vice-prefeito.