Mais de 10 mil estudantes do 6° ao 9° anos de escolaridade da rede municipal de ensino já estão se preparando para a aplicação da VII Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2011, que está prevista para acontecer nesta quarta-feira (17). Esta é a primeira fase da avaliação que vai acontecer em 19 unidades municipais. O objetivo é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é manter os bons resultados alcançados nos anos anteriores.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a Olimpíada de Matemática reforça a meta de melhorar a qualidade de ensino da Educação Básica. “Diante de avaliações como estas mobilizamos gestores, professores e estudantes no empenho maior diante da disciplina de Matemática. A proposta da Secretaria de Educação é desenvolver ainda mais o processo ensino-aprendizagem”, disse.
Outras finalidades da realização da olimpíada são melhorar a qualidade da aprendizagem, despertar o prazer em aprender matemática e buscar talentos para que sejam investidos em bolsas como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Além da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a Secretaria de Educação também investe em ferramentas pedagógicas que contribuem com o ensino da disciplina, que é considerada por muitos o “bicho papão”. As coordenadoras de Matemática da rede municipal, Vanessa Arenari e Norma Tanus, confirmam que a prova reforça a ação dos laboratórios de Educação Matemática que consistem na utilização de recursos facilitadores do ensino dos conteúdos matemáticos.
Hoje, o município conta com os laboratórios nas unidades municipais Maria Letícia Santos Carvalho, Elza Ibrahim, Samuel Brust, Engenho da Praia, além do Ciep Oscar Cordeiro. Segundo a coordenadora Vanessa Arenari, o funcionamento dos laboratórios de Educação Matemática está priorizando o atendimento aos estudantes do 6° ano de escolaridade. “A ação visa a melhoria no contexto do ensino dos anos posteriores. A metodologia utilizada nos laboratórios abrange questões como resolução de situações-problema e desafios, que facilitam o desenvolvimento das habilidades básicas, a concentração, interpretação, síntese, organização e a construção de competências capazes de promover a autonomia intelectual do aluno”, ressalta Vanessa
Os laboratórios de Educação Matemática são reconhecidos por professores e estudantes por tornar a sala de aula mais enriquecedora. Para Norma Tanus, os laboratórios estão conseguindo estimular os alunos para o estudo da disciplina e promover uma mudança de atitudes em relação a matemática e a outras disciplinas. “Os conhecimentos matemáticos também consistem em ferramentas direcionadas à compreensão dos conceitos em outras áreas”, explica a coordenadora.
O cronograma da olimpíada segue até o mês de dezembro. No dia 3 de outubro, haverá divulgação dos classificados para a segunda fase. Já entre os dias 03 a 21 de outubro, será o período para as escolas indicarem, no site da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a segunda fase, que está prevista para dia 5 de novembro. A divulgação do resultado final está prevista para o mês de dezembro.
A rede municipal de Macaé comemora posições de destaque nas edições anteriores da OBMEP. Em 2010, o estudante da unidade municipal Maria Isabel Damasceno Simão, Lennox Macfarlane, ganhou medalha de prata. Já a estudante do Colégio Municipal do Sana, Victória de Almeida Garcia, recebeu certificado. Na lista de conquistas estão 13 menções honrosas para o nível, que abrange os 6° e 7° anos de escolaridade e cinco títulos honrosos para os alunos dos 8° e 9° anos de escolaridade.
Já no ano de 2009, a Escola Municipal do Sana recebeu medalha de bronze e 21 unidades ganharam menções honrosas. Em 2008, as unidades Cláudio Moacyr de Azevedo e Ciep 455 Maringá ganharam medalhas de bronze. Neste mesmo ano, 16 escolas receberam menções honrosas.
Exame - A Olimpíada de Matemática acontece, anualmente, entre as escolas públicas municipais e federais, é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Neste ano, a lista de premiação vai contemplar alunos com bolsas de Iniciação Científica Jr do CNPq: professores, com computador portátil com programas para o ensino da matemática; as escolas, com computador portátil com programas para o ensino da matemática e kit de projeção móvel (datashow e tela) e as secretarias de Educação, com troféus.