logo

Estudantes da rede pública participam do “Conhecendo a Cidade Universitária”

12/11/2009 17:40:03 - Jornalista: Andréa Lisboa

Estudantes da rede pública municipal de Macaé e de Quissamã participaram na manhã desta quarta-feira (11), de mais uma edição do “Conhecendo a Cidade Universitária”. Com esse programa a Secretaria de Educação pretende democratizar todos os níveis de ensino contemplados pelo município.

Após as atividades de abertura do 55º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação, a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, levou alguns gestores de Educação que participaram do evento conhecerem a Cidade Universitária, apresentando a eles o programa de extensão “Conhecendo a Cidade Universitária”.

- O Conhecendo a Cidade Universitária faz com que os estudantes de escolas públicas fiquem estimulados a se apoderarem deste espaço que é deles. Além disso, trouxemos as turmas do pré-vestibular gratuito para cá, o que fez aumentar a vontade deles de estarem aqui como estudantes universitários, disse Marilena.

O “Conhecendo a Cidade Universitária” foi criado em 2008, quando foram visitadas 26 escolas para prestação de informações sobre o campus. Em 2009, as palestras nas unidades de ensino foram substituídas pelas visitas dos alunos. Aproximadamente mil estudantes já participaram do programa este ano.

Cerca de cento e setenta jovens, alunos das escolas municipais Irene Meireles, Matias Neto e Maria Letícia Carvalho e também integrantes do projeto social de Quissamã “Juventude em Construção”, assistiram à palestra e percorreram o campus orientados pela equipe do Centro de Extensão da Fundação Educacional de Macaé-Funemac.

Foram apresentados a eles os cursos de graduação oferecidos na Cidade Universitária através da FeMass (faculdade pública municipal), pela UFRJ e pela UFF. No próximo ano, 12 cursos serão oferecidos: Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, pela FeMass; Enfermagem e obstetrícia, Farmácia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Medicina, Nutrição e Licenciatura em Química, pela UFRJ, e Administração,Ciências Contábeis, e Direito, pela UFF.

Também foi informado aos alunos da possibilidade de bolsa auxílio, para os que comprovarem carência financeira. Nos laboratórios de informática, os estudantes, entre 16 e 17 anos de idade, conheceram as oportunidades de formação oferecidas no campus também pelo site da Fundação. Eles fizeram anotações e muitas perguntas, mostrando interesse pela vida acadêmica.

A coordenadora do Centro de Extensão-Centrexs, Ruth Escudero, disse que na última edição, em maio, grande parte dos 800 estudantes participantes de Macaé e de municípios circunvizinhos era da rede particular de ensino. “Desta vez priorizamos a rede pública de Macaé. A Secretaria ofereceu transporte aos alunos para facilitar o acesso”, informou. Mais 300 alunos do ensino médio, do Pré-vestibular Social e da Educação de Jovens e Adultos-EJA estavam sendo esperados à noite, mas a sessão foi adiada em virtude da forte chuva.

A maior parte dos alunos do Pré-vestibular Social da Secretaria de Educação são estudantes da rede pública de ensino. Muitos dos jovens que participaram do projeto foram aprovados em várias faculdades públicas do país.